CNC

Juros mais baixos precisam chegar ao consumidor

Segundo o estudo da Confederação, o comércio varejista poderia ter vendido R$ 41 bilhões a mais nos últimos 12 meses.

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/08/2019 19:09
José Roberto TadrosA redução da taxa básica de juros, anunciada em julho pelo Banco Central, levou a Selic a um patamar histórico de baixa: 6%, o menor nível desde que a taxa passou a ser utilizada como instrumento de política monetária, em 1999. Mas estudo recente da CNC mostra que o repasse dessa queda não está chegando, como deveria, ao consumidor, que continua pagando financiamentos com taxas elevadas. ;O consumidor pensa duas, três vezes, antes de adquirir um bem, pagando um financiamento com os juros nos níveis em que estão;, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Segundo o estudo da Confederação, o comércio varejista poderia ter vendido R$ 41 bilhões a mais nos últimos 12 meses até abril deste ano e acelerado o consumo das famílias, o emprego e a renda, se os cortes da taxa básica Selic promovidos pelo BC tivessem sido repassados integralmente para os juros cobrados do consumidor. ;Ou seja, perdem o consumidor, o comércio, a economia e o País como um todo. Os juros estão caindo, mas não para quem precisa;, completa Tadros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação