Comunidade Ei

Educação empreendedora pode mudar a forma de encarar o mundo e resolver problemas

Diferente do modelo tradicional, a educação voltada para o empreendedorismo diminui chances de fracasso de negócios e desenvolve habilidades para a carreira e a vida

postado em 07/11/2018 12:57

Por Luana G. Silveira e Camila de Magalhães

Mercado exige pessoas mais versáteis, capazes de lidar com um mundo diverso e incerto

O mundo empreendedor vem ganhando destaque como solução para os altos índices de desemprego no Brasil. Além de necessidade, o empreendedorismo aparece como oportunidade. Muita gente começou a dar chances a seus sonhos e projetos pessoais como forma de gerar receita. Porém, desde o momento da idealização desses negócios, as dificuldades aparecem: problemas administrativos, contábeis, questões de logística e gestão.

Pesquisas mostram que, de cada 10 empresas brasileiras, seis fecham as portas nos primeiros cinco anos de atividade. O país ainda o Distrito Federal, das empresas abertas no ano de 2012, 28% encerraram suas atividades dois anos depois de criadas. A falta de preparação para lidar com o universo empreendedor leva ao fim de muitos negócios, o que demonstra a necessidade de capacitação e preparação para empreender.

Uma solução importante para esse problema é a educação empreendedora, na avaliação de Felipe Matos, sócio-fundador da 10KStartups.co e ex-diretor da Startups Brasil. Com experiência de mais de 20 anos em empreendedorismo, Matos percebe uma grande diferença entre os modelos de educação. ;O modelo tradicional de ensino está muito focado em formar funcionários, empregados, naquela era industrial, em que era preciso repetir tarefas, ter bons executores. Na educação empreendedora, o foco é formar pessoas mais versáteis, capazes de lidar com um mundo muito mais diverso e incerto, com habilidade de criar projetos, resolver problemas, criar soluções novas. Tudo muito diferente do que a gente foi treinado para fazer num modelo tradicional de educação;, observa.

Diferente do modelo tradicional, a educação voltada para o empreendedorismo diminui chances de fracasso de negócios e desenvolve habilidades para a carreira e a vida

[BLOCKQUOTE1]

INICIATIVAS EM BRASÍLIA

Além de agregar conhecimento para o mundo dos negócios, a educação empreendedora também ensina o ser humano a lidar com seus conflitos pessoais durante a vida. Pensando nisso, iniciativas como a Canvi, da rede Look;n Feel, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae e a Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, têm fomentado a divulgação e o compartilhamento desses conhecimentos na capital do país.

ESTÍMULO DESDE A INFÂNCIA

Diferente do modelo tradicional, a educação voltada para o empreendedorismo diminui chances de fracasso de negócios e desenvolve habilidades para a carreira e a vidaO objetivo da Canvi, empresa brasiliense de experiências criativas de aprendizagem, é colaborar com a construção de uma educação mais inovadora e preparatória para os novos desafios do mundo, proporcionando experiências de aprendizagem criativas para crianças, jovens, pais e educadores. ;A gente percebe que o mundo está mudando muito e o futuro dessas crianças é imprevisível. Aprenderem o empreendedorismo significa que elas aprendam a se reinventar e aplicar suas ideias de forma diferente. Desenvolver essas habilidades empreendedoras vai ser importante tanto para o sucesso pessoal quanto profissional;, destaca João Vitor Alencar, fundador da Canvi.

JEITO DE MUDAR E FAZER A DIFERENÇA

O Programa de Nacional de Educação Empreendedora, do Sebrae, procura desenvolver competências e ajudar na inserção ao mundo profissional, com práticas de ensino leves e interativas, estimulando a reflexão, ressignificação e aplicação dessas habilidades, aproximando o ecossistema empreendedor dos ensinos fundamental, médio, profissional e superior. ;Acreditamos que o empreendedorismo é o modo como o Brasil vai mudar e fazer a diferença. É importante que nós tenhamos no país uma rede que tenha essa mentalidade, esse propósito para que possamos impulsionar com o empreendedorismo os outros setores da sociedade, sejam econômicos ou sociais. Quando a gente pensa em negócios de impacto social e ambiental, temos um conjunto de empreendedores que buscam mudar a realidade do país;, ressalta Ana Clévia Guerreiro, assessora do Sebrae Nacional.

SOLUÇÕES CRIATIVAS

Na Comunidade Ei, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva

Mariana Borges, superintendente da Fundação Assis Chateaubriand e uma das idealizadoras da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, explica que o programa da entidade nasceu com o intuito de trabalhar a educação empreendedora focada nas pessoas e em seus propósitos, proporcionando conexões e experiências.

Para ela, o mundo do empreendedorismo exige proatividade, forte desejo por realizar sonhos, crença nas ideias pessoais e, principalmente, a união com outros indivíduos, possibilitando a co-criação e o desenvolvimento conjunto de projetos. ;A educação empreendedora deve ensinar, principalmente, a lidar com conflitos internos e externos, solucionando problemas de forma criativa e colaborativa;, explica Mariana.

COMUNIDADE PARA EMPREENDEDORES

O Espaço Ei! é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, que surgiu em agosto de 2017 para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Desde o ano passado, também são realizados diversos eventos de empreendedorismo e inovação que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial de Brasília. Além disso, a comunidade oferece o curso Jornada Ei, que prepara o empreendedor para encarar o mercado de forma mais disruptiva e humana, por meio de técnicas, ferramentas e experiências para quem quer desenvolver uma ideia, abrir um negócio ou inovar no mercado.

ONDE ENCONTRAR

  • Canvi ; A empresa funciona no The Brain Coworking, no endereço CRS 503 Bloco B loja 69, Asa Sul. Informações: (61) 99263-3233 ou no Facebook e Instagram @canvi.cc
  • Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores: O Espaço Ei! fica no SIG Quadra 2 Lote 340, sede do Correio Braziliense. Informações: www.ei.org.br ou pelo Facebook e Instagram @ComunidadeEi - WhatsApp: %2b55 (61) 3214-1059
  • Sebrae - Informações pelo site www.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação