Comunidade Ei

Brasília celebra Dia do Empreendedorismo Feminino com homenagem a mulheres que vêm gerando impacto no país

Data é lembrada em outras duas cidades brasileiras e 145 países, com cerca de 1,5mil mulheres homenageadas pela organização internacional Wedo

Camila de Magalhães - Especial para o Correio
postado em 13/11/2018 12:39

Primeira edição do evento na capital federal, em 2017, reuniu empresários, empreendedores e outras figuras importantes para o empreendedorismo feminino

Nesta terça-feira (13/11), 145 países celebram o Dia do Empreendedorismo Feminino (Women;s Entrepreneurship Day ; WED em inglês). Oficialmente comemorada em 19 de novembro, a data foi criada pela empreendedora social e humanitária Wendy Diamond, fundadora da organização filantrópica privada internacional Wedo, que visa empoderar meninas, celebrar e dar suporte a mulheres nos negócios globalmente, contribuindo para a redução da pobreza.

Este ano, o Brasil mais uma edição do WED, com eventos simultâneos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 420 convidados devem prestigiar as homenagens a mulheres nas três cidades. Segundo Cristina Castro-Lucas, embaixadora do Wedo no Brasil, as 10 homenageadas de cada local foram escolhidas por uma curadoria e aprovados pela Wedo Estados Unidos, de acordo com o impacto que geraram para o país, cada uma em sua categoria. ;São mulheres que, mais do que toda diversidade e obstáculos, conseguiram fazer diferente no Brasil. Encontraram formatos de tocar almas de pessoas, de mulheres, com uma escala muito grande. Todas elas atuarem fortemente no olhar do feminino;, observa Cristina.

MULHER E TECNOLOGIA

A ideia do evento em Brasília, que chega à sua segunda edição, é instigar reflexões sobre o papel da mulher na sociedade por meio de experiências sensoriais, com o tema Mulher e tecnologia: inserção no mercado de trabalho. ;Serão várias experiências, com inteligência artificial, onde as pessoas estarão lá para sentir, tocar, cheirar e ver coisas para fortalecer mais ainda seu formato de atuação para a inserção de mulheres;, acrescenta a embaixadora do projeto, que vai apresentar ainda o tema do Wedo Brazil 2019: Mulher e blockchain, projetos sociais futuros.

São esperados no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), estudantes, ministras, grupo da missão diplomática nos Estados Unidos no Brasil, empresas de eventos, empresas de informática, CEOs de grandes grupos e outros influenciadores da cidade.

Conheça as 10 mulheres homenageadas em Brasília este ano:

  1. Atuação pioneira no Brasil - Cosete Gebrim, presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (Ama) e cidadã-honorária do Distrito Federal
  2. Ação social - Maria Paula Fidalgo, atriz, psicóloga, escritora e embaixadora da paz
  3. Incentivo e investimento educacional - Sofia Estevão, fundadora da consultoria de RH Cia de Talento
  4. Tecnologia de informação comunicação - Rosine Kadamani, cofundadora da Blockchain Academy
  5. Incentivo e produção de artesanato - Martha Medeiros, estilista
  6. Alcance Nacional - Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil
  7. Jornalismo e distribuição de informação - Lilian Tahan, jornalista
  8. Incentivo e conscientização no Brasil - Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF)
  9. Destaque Jurídico - Alessandra Del Debio, vice-presidente jurídica da Microsoft Brasil
  10. Inovação de mercado - Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora

COMUNIDADE PARA EMPREENDEDORES

A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, que surgiu em agosto de 2017 para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. O Espaço Ei também diversos eventos de empreendedorismo e inovação para inspirar pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial de Brasília.

A comunidade oferece ainda o curso Jornada Ei, que prepara o empreendedor para encarar o mercado de forma mais disruptiva e humana, por meio de técnicas, ferramentas e experiências para quem quer desenvolver uma ideia, abrir um negócio ou inovar no mercado.

ACOMPANHE A EI

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação