Comunidade Ei

Entenda o universo do franchising e os pontos de atenção antes de abrir uma franquia no Brasil

País ocupa quinta posição no ranking mundial de franquias. Especialista reforça importância de autoanálise do perfil do empreendedor e pesquisa aprofundada para decisão sobre o segmento a ser adotado

postado em 23/11/2018 20:25

Texto: Luana G. Silveira

Edição: Camila de Magalhães

Para Marcelo Cherto, setor está em crescimento e abre possibilidades para todos os perfis de empreendedores

O sistema de franquias, chamado de franchising, chegou ao Brasil em 1960, e conquistou os empresários por oferecer um novo modelo ao mercado empresarial. A franchising possibilita a expansão de uma empresa, criando unidades em outras localidades, a partir de sua sede, e estabelecendo um padrão de operação comum a todas.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) foi fundada em 1987, com o objetivo de organizar a atividade no país, oferecendo cursos e eventos para atores e interessados no universo das franquias, como franqueados, franqueadores e prestadores de serviços. Membro-fundador do World Franchise Council (WFC), conselho que engloba as mais importantes associações do ramo no mundo, a ABF trabalha em parceria com as outras entidades, promovendo o desenvolvimento da franchising.

QUINTO LUGAR NO RANKING MUNDIAL

Com alimentação, serviços educacionais, de saúde, de beleza e de bem-estar entre as áreas predominantes, o setor cresceu 8% em 2018, faturando R$ 400 bilhões, segundo a associação. O modelo de negócios, que atualmente aposta em inovação das estratégias de venda e de parcerias entre empresas, garante mais de 2.800 marcas franqueadas no Brasil, colocando o país no top 5 do ranking mundial de países com mais franquias.


PARA TODOS OS PERFIS

Marcelo Cherto, presidente e fundador do Grupo Cherto, considerado o principal nome de franquias no Brasil e um dos fundadores da ABF, conta que a franchising não para de crescer no país. ;Tanto o número de redes quanto o seu faturamento têm crescido. Hoje existem franquias de praticamente todos os segmentos, para cada perfil e bolso;, explica. Cherto alerta aos interessados em entrar no ramo que, para escolher a franquia certa, é fundamental o autoconhecimento, pois a franquia ideal é aquela que se adapta e se encaixa ao franqueado.

[BLOCKQUOTE1]

CONHEÇA ALGUNS MODELOS DE FRANQUIA

  • Franquia Unitária: o franqueador possibilita a abertura de uma unidade de sua empresa, que seja exclusiva para a comercialização apenas dessa marca, em local determinado pelo mesmo.
  • Franquia Máster: o franqueado desse segmento pode representar a marca em uma região, contando com mais de uma unidade, sendo que não precisa administrar todas. A franquia máster requer mais investimento, porém gera lucro proporcional.
  • Microfranquia: em crescimento contínuo, é o modelo mais popular entre os empreendedores de primeira viagem. O investimento é baixo e o retorno, rápido. Também permite maior liberdade ao franqueado. Em certos casos, é possível até trabalhar em home office, não tendo gastos com estrutura.

DICAS PARA QUEM QUER ABRIR UM NEGÓCIO

O especialista em franchising Marcelo Cherto cita os principais pontos para o empreendedor que busca esse mercado:

  • Autoconhecimento e autoanálise para escolher o negócio certo;
  • Inserção no universo da franchising;
  • Pesquisa de franquias adequadas ao empreendedor para aprofundar o conhecimento sobre as marcas; ; Conversa com franqueados da marca para ter uma visão ampla sobre o negócio;
  • Conhecer pessoalmente a empresa franqueadora e seus métodos de trabalho;
  • Analisar cautelosamente o contrato de franquia e a circular de oferta de franquia, com o apoio de um advogado.

Neste vídeo, Cherto fala mais sobre o passo a passo:

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação