Comunidade Ei

Dicas de livros sobre o mundo empreendedor

postado em 25/03/2019 17:39
Texto: Luana G. Silveira

Henrique Guimarães, sócio da Cotidiano Aceleradora de Startups, e Nathalia Kelday, CEO da Estudologia, dão dicas de livros sobre empreendedorismo.
Anualmente, uma infinidade de livros sobre empreendedorismo é lançada. E para recomendar os melhores para você, contamos com a ajuda de quem muito entende da área. Dessa vez, as dicas vêm de dois profissionais do ecossistema empreendedor brasiliense: Henrique Guimarães e Nathalia Kelday.

Henrique Guimarães é sócio da Cotidiano Aceleradora de Startups e Nathalia Kelday atua como CEO da Estudologia, startup do ramo educacional que cuida de aprendizagem adaptativa e personalização do ensino.

As obras abordam novos métodos de planejamento de negócios e soluções para tratar comportamentos humanos que podem interferir negativamente no dia a dia do empreendedor.

Veja abaixo as leituras indicadas:

; Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos - Nassim Nicholas Taleb

Na obra, o ensaísta e pesquisador libanês Nassim Taleb defende a incerteza como algo desejável e, até necessário, para um empreendedor em seu dia a dia. Para mostrar isso, sua obra se baseia na análise de situações em que inovações e melhorias foram desenvolvidas pelo método de tentativa e erro.

O autor fala ainda sobre como o oposto da fragilidade, ou a antifragilidade ; neologismo adotado por ele -, é eficaz para a tomada de grandes decisões sem a expectativa do que pode ocorrer em seguida.


; A startup enxuta - Eric Ries

O livro aponta como a inovação contínua tem sido utilizada na criação de empresas. Ries, empreendedor do Vale do Silício e criador do movimento Lean Startup - modelo de negócios que direciona a alocação de recursos de forma mais eficiente-, apresenta uma nova abordagem de administração, que transforma a criação, desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços.

Ele descreve a aplicação desse modelo, que funciona para a criação de produtos novos (que não existam no mercado), e sem desperdício, definido na obra como ;toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes;.


; Previsivelmente irracional: Aprenda a Tomar Melhores Decisões - Dan Ariely

"O meu objetivo, no final deste livro, é ajudá-lo a repensar profundamente sobre o que as pessoas que o rodeiam o fazem mover. Espero poder conduzi-lo a conclusões, apresentando-lhe um vasto leque de experiências cientificas e descoberta. Quando reparar que certos erros que cometemos são sistemáticos, julgo que poderá começar a perceber como evita-los". Assim o professor de Psicologia e Economia comportamental americana, Dan Ariely, apresenta sua obra.

Com foco em compras, seu principal objetivo é mostrar como conceitos equivocados levam a tomadas de decisões erradas, que tendem a se tornar repetitivas caso não se descubra as razões que as motivaram. Decisões essas, vale destacar, cometidas tanto na carreira quanto na vida pessoal.


Para mais informações:


Sobre a Ei! ; A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, que surgiu em agosto de 2017 para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Desde o ano passado, são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação