Comunidade Ei

Qualificações e tecnologias: mindset empreendedor como forma de inovar

Mais do que técnica, o mindset é um comportamento, a forma do empreendedor se colocar dentro da resolução de problemas.

postado em 26/06/2019 15:16
Mais do que técnica, o mindset é um comportamento, a forma que um empreendedor se colocar dentro da resolução de problemas.
Texto: Terra Thaís Costa
Mindset é a palavra do momento. Ela está relacionada a um modelo de organização mental, a forma como uma pessoa reage diante dos desafios. Em tradução literal, significa ;modelo mental;. É por meio do mindset que enfrentamos as diversas situações do dia a dia e tomamos decisões.
Trata-se de uma solução capaz de fazer atividades funcionarem de fato, de tirar planos do papel e trazer mais eficiência a diversas atuações que são realizadas no mundo. Esse modelo é exatamente a forma como os empreendedores agem para garantir que suas ideias passem para o papel, organizando todo o caminho fundamental para chegar ao objetivo final.
Mais do que técnica, o mindset é um comportamento, a forma do empreendedor se colocar dentro da resolução de problemas. A capacidade de se auto responsabilizar por situações que não estão no próprio domínio.
De acordo com o empreendedor e empresário Monclair Cammarota, é essencial que os profissionais tenham essa capacidade de reexistir quanto a própria profissão. E existem pontos específicos que uma pessoa precisa para ter um mindset empreendedor. O principal é ter capacidade de desaprender e reaprender sobre qualquer coisa.
;É importante colocar as pessoas no centro do processo e gerar soluções adequadas para elas. O professor passa a ser um design de aprendizagem, o RH passa a ser um design de experiências coorporativas, passamos a ter uma lógica de buscar junto o que é importante e criar jornadas;, destaca Cammarota.
Alguns pontos importantes para ter um mindset empreendedor são:
1- Buscar oportunidades e ter iniciativa para realiza-los
2- Estabelecer objetivos claros para seu time e visão.
3- Ter capacidade de planejamento e monitoramento
4- Buscar informações presencialmente
5- Assumir riscos
6- Qualidade e eficiência
7- Persistência e comprometimento
8- Independência e autoconfiança
9- Capacidade de agir por conta própria e confiar em si mesmo
10- Capacidade de persuadir outras pessoas

Ferramentas de auxílio

Com a tecnologia em constante transição, existem muitas ferramentas que auxiliam nesse processo de gestão e ajudam a organizar projetos de forma ágil. Para Cammarota, essa tecnologia não é apenas do ponto de vista digital, como por exemplo a plataforma Trello. ;As metodologias ágeis passam a ser uma referência, como por exemplo o Kanbam e a gamificação, que são referências muito importantes. Todas essas metodologias contribuem para que as pessoas pensem e trabalhem juntas para dar passos que vão além;, completa.
Sobre a Ei! ; A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, que surgiu em agosto de 2017 para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Desde o ano passado, também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook, Instagram e Twitter, com o perfil @ComunidadeEi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação