Comunidade Ei

Soft Skills: As habilidades comportamentais que fazem diferença no mercado de trabalho

Perfil de liderança e boa comunicação são algumas das características procuradas pelos empregadores.

postado em 08/08/2019 10:38
Perfil de liderança e boa comunicação são algumas das características procuradas pelos empregadores.
Texto: Maria Júlia Spada

Você é comunicativo? Sabe se relacionar com os seus colegas de trabalho? Essas habilidades tão indispensáveis na hora de conseguir uma boa oportunidade de emprego são definidas como soft skills. A expressão em inglês pode ser traduzida livremente como ;habilidades interpessoais;. Portanto, soft skills são competências baseadas na inteligência emocional do ser humano, que ajudam a formar profissionais mais preparados e competentes.

Segundo o mentor da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, Wankes Leandro, pode-se trabalhar as habilidades soft skills ao longo do tempo. ;É possível desenvolver e aprimorar esses atributos de relacionamento e conexão interpessoal. Diria, inclusive, que é uma necessidade no contexto moderno;, declara. Mas como fazer isso?

Para o desenvolvimento ou aprimoramento das soft skills, o ponto chave são as experiências ao longo da vida social e profissional, assim como estar aberto a novos ensinamentos, ter escuta ativa e responsabilidade social. Para os estudiosos, os novos empregadores procuram colaboradores que tenham perfil de líderes e que passem confiança no trabalho realizado, características essas encontradas nos conceitos de soft skills.

Habilidades soft skills

Aprendizagem continua: É preciso conhecer um método de aprendizagem que mais se adapte à sua própria realidade e que o faça se sentir mais motivado para estar constantemente atualizado.

Colaboração: Chefes procuram colaboradores que estejam dispostos a trabalhar em equipe, seja dentro ou fora da empresa. Isso significa que você é capaz de exercer empatia e pode desenvolver a capacidade de liderança.

Gestão de tempo: Um bom profissional sabe como administrar o tempo e organizar as tarefas de forma otimizada. Essa habilidade gera confiança no trabalho realizado.

Flexibilidade: É essencial estar preparado para as mais diversas mudanças no ambiente profissional. Buscar se profissionalizar e se adequar as novas tecnologias.

Capacidade de ouvir os outros: Saber ouvir é um dos pontos chaves nas competências soft skills. Ajudar o colega de trabalho, ter empatia e contribuir para um bom ambiente profissional faz a diferença para conquistar e manter a vaga de emprego tão desejada.

Comunicação: A capacidade de se expressar tanto verbalmente quanto na escrita é de extrema importância na vida profissional. Saber repassar conhecimento e informações de maneira clara é sempre valorizado pelos empregadores.

Wankes Leandro explica ainda que as habilidades soft skills também são essenciais para quem quer empreender.;O empreendedor é muito demandado para criar e desenvolver uma boa rede de contatos, para ouvir e entender as dores do cliente e engajar seus colaboradores na entrega dos seus produtos e serviços. As soft skills potencializam exatamente essa capacidade de conexão interpessoal;, destaca.

Estudos recentes apontam que soft skills são fortes indicadores de sucesso (58% dos casos) e possibilitam a uma pessoa normal melhorar a sua performance (em 70% dos casos).

Lembre-se que soft skills não são a mesma coisa que hard skills. As hard são atributos que podem ser aprendidos e facilmente quantificados, como técnicas como matemática e direito. Podem ser encontrados nos livros e apostilas. Já a soft são as habilidades mais subjetivas e que levam mais tempo para serem absorvidas.

Sobre a Ei! ; A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, que surgiu em agosto de 2017 para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Desde o ano passado, também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook, Instagram e Twitter, com o perfil @ComunidadeEi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação