Publicidade

Correio Braziliense INVESTIMENTO

Entenda como investidores anjos ajudam novos negócios a se desenvolverem

Com capital, dicas de negócios e redes de contatos, os investidores anjos podem ser essenciais para o sucesso do seu negócio


postado em 29/08/2019 14:56 / atualizado em 27/09/2019 18:06

Rodrigo Bindes: É essencial que os investidores participem sempre de eventos de startups e inovação na cidade. Eles precisam ficar em evidência para chamar atenção dos investidores anjos(foto: Pixabay)
Rodrigo Bindes: É essencial que os investidores participem sempre de eventos de startups e inovação na cidade. Eles precisam ficar em evidência para chamar atenção dos investidores anjos (foto: Pixabay)

 

Texto: Maria Júlia Spada

Edição: Camila de Magalhães 

 

Você já quis montar um novo negócio, mas se sentiu perdido? Sentiu que não tinha apoio suficiente? Essas são questões que normalmente afligem novos empreendedores. Mas você sabia que existem grupos de pessoas que investem em novos negócios e podem ser essenciais para o sucesso deles? Esses são os chamados investidores anjos. E buscar esse apoio pode ser fundamental para conseguir sobreviver na competitividade do mercado.

 

O empresário, investidor e consultor Rodrigo Bindes, mentor da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Apreendedores, explica que investidores anjos são essencialmente profissionais que procuram investir em novas empresas: “São pessoas que geralmente já trilharam uma carreira de sucesso e que têm interesse/disponibilidade para investir em empresas nascentes com alto potencial de crescimento.” Segundo a entidade Anjos do Brasil, existem atualmente 7 mil investidores anjos espalhados pelo país.

 

Bindes explica, ainda, que os investidores ficam com um percentual de 5% a 10% do negócio e podem investir entre R$ 100mil e 600 mil. Mas, apesar de terem direito a um percentual na empresa, eles não participam da posição executiva do negócio.

 

E os investimentos vão muito além do capital. Os anjos também auxiliam as novas empresas com dicas de negócios, redes de contatos e influência no mercado.

 

Porém, nem todo negócio e nem toda ideia vão chamar atenção de um investidor anjo. Aliás, para receber o investimento de um anjo, é necessário estar além da ideia inicial de um negócio.

 

Então, como ser notado por um investidor anjo?

  • É necessário ter um negócio inovador, que tenha chances de crescer futuramente em um mercado rentável.
  • É necessário ter capacitação acerca do seu negócio, para o investidor se sentir seguro para investir.
  • É importante ter um negócio que seja rentável durante muitos anos e que possa funcionar em outros países.
  • Ter uma equipe profissional também chama atenção de um investidor anjo.
  • É importante analisar para qual investidor você vai enviar o seu projeto. Precisa ter a ver com o perfil do negócio. Também fique de olho nos investidores perto de você.

Para os empreendedores que querem ser notados pelos investidores anjos, Rodrigo Bindes acrescenta mais dicas. “É essencial que participem sempre de eventos de startups e inovação na cidade. Eles precisam ficar em evidência para chamar atenção dos investidores”, observa. Além disso, o mentor também acrescenta que é essencial estar em contato com os investidores para mostrar o andamento e a inovação dos negócios.

 

Sobre a Ei!

Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela Fundação Assis Chateaubriand para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

 

Inscrições abertas 

Até 30 de agosto de 2019, estão abertas as inscrições para a Jornada Ei, mais que um curso de empreendedorismo e inovação. Uma super oportunidade para quem quer inovar o mindet ou colocar em prática uma ideia de negócio. Início dos encontros: 2 de setembro. Informações: www.ei.org.br 

 

No seu WhatsApp 

Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!