Comunidade Ei

Saiba o que são EdTechs e como elas têm crescido em Brasília

Criadas para inovar o sistema de educação, o mercado dessas startups está em franco crescimento. E há quem já se preocupe em mapear o setor para abrir novas oportunidades

postado em 05/09/2019 17:48

Aplicativos, ferramentas de realidade virtual, inteligência artificial e gamificação são alguns dos recursos utilizados pelas edtechs para tornar a educação mais atrativa

Terra Thais Costa e Camila de Magalhães

Hoje a inovação está em todos os setores do mundo, inclusive na educação. Ensinar de forma tradicional, como antigamente, não chama tanta atenção para o conteúdo. Com isso, diversas empresas surgiram para inovar no ensino e transformar o jeito de aprender em algo mais interativo e divertido.

Com essa necessidade, surgiram as edtechs (abreviação do termo educational technology): startups que desenvolvem tecnologias para potencializar a aprendizagem, desde a educação básica a superior. Elas são incrementadas por meio de produtos, aplicativos, ferramentas de realidade virtual, inteligência artificial e gamificação no ensino e treinamentos.

As edtechs enxergam a educação como uma oportunidade de negócio e proporcionam mais eficiência para o ensino. Isso significa que a relação entre o tempo necessário para o aprendizado e o tempo de absorção do conteúdo é mais flexível e, consequentemente, proporciona mais resultados.

Esses resultados podem ser vistos nos números do mercado mundial. Segundo a Associação da Indústria de Software e Informação, o mercado das edtechs americanas vale mais de UU$ 8,38 bilhões. No Brasil, as startups de educação também têm tido crescimento. Atualmente elas representam 7,8 do segmento no país e estão espalhadas em diversos locais, como São Paulo e Distrito Federal, de acordo com a Associação Brasileira de Startups.

A importância das edtechs

  • Ajudam a disseminar o acesso à informação
  • Ajudam a retomar o interesse dos jovens pelo aprendizado
  • União entre tecnologia e educação.
  • Torna possível as práticas inovadoras no ensino

Edtech Meetup

De olho na importância das edtechs para o futuro da educação, foi criada a rede Edtech Meetup, em Brasília. A rede tem o objetivo de disseminar o paradigma da nova economia nas instituições de ensino, por meio de eventos com edtechs brasileiras. ;As edtechs estão antenadas no que está acontecendo no mundo, diferente de boa parte do ensino tradicional, que se preocupa apenas em replicar o modelo (de 100 anos ou mais) tradicional de ensino. Então, o grande diferencial das edtechs é justamente entregar experiências que façam sentido hoje;, destaca a gerente de comunicação do movimento, Nathalia Kelday.

Os eventos acontecem desde 2017 e o próximo está marcado para o dia 17 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e conta com o apoio da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores. O tema escolhido para 2019 é Bug do Milênio: Como a educação parece ter passado despercebida pela transformação digital.

Além dos eventos, o Edtech Meetup também realiza mapeamentos das edtechs no país. ;No Brasil, existe muita carência de dados sobre as startups. Não existe nenhum setor mapeando. O único segmento que tem censo, em Brasília, é o das edtechs, por causa da nossa iniciativa;, afirma Nathalia.

Mercado promissor

De acordo com esse mapeamento, o boom das edtechs em Brasília surgiu a partir de 2015. De lá para cá, o crescimento é notável e irreversível. O censo de 2019 revela que já existem 60 edtechs na capital, entre plataformas de aulas particulares e consultorias educacionais. Essas startups envolvem 424 pessoas, entre sócios e colaboradores. O faturamento da maioria vai de R$ 100mil a R$ 1 milhão.

Os estágios de amadurecimento da startups são divididos em ideação (busca por validação do cliente), operação (entrada no mercado, foco em execução) e tração (mercado consolidado, foco em crescimento). No Distrito Federal, houve um crescimento de 475% das edtechs em fase de tração, de 2017 para 2019. O público-alvo delas é bem distribuído entre educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, superior, adulto e corporativo. Para o mercado de idosos, há apenas uma edtech especializada.

As áreas de atuação em Brasília variam de educação empreendedora a ambiente online de aprendizagem, gamificação de aprendizagem, capacitação, competências socioemocionais, tutoria, aulas particulares, ferramentas de estudo, personalização e adaptatividade, aprendizagem entre pares, produção de conteúdo, além de educação em programação e robótica. E são voltadas para universo maker, preparação para testes, inteligência de mercado, conexão com o mercado, economia colaborativa, competências do século 21, entre outros.

Confira a lista completa de edtechs brasilienses aqui!

SERVIÇO: Edtech Meetup

Quando: 17 de outubro de 2019

Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Informações: (61) 99833-3028 e www.edtechmeetup.com.br

Sobre a Ei!

A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela Fundação Assis Chateaubriand para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

No seu WhatsApp

Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação