Publicidade

Correio Braziliense CONEXÃO PROFISSIONAL

Como montar um perfil de sucesso no LinkedIn para ampliar sua visibilidade profissional e criar boas redes de contatos

Especialista Marcelo Minutti explica como aproveitar os diversos serviços e ferramentas que auxiliam profissionais a se destacarem no mercado por meio dessa rede social que vai muito além dos sites de empregos


postado em 12/09/2019 12:29 / atualizado em 12/09/2019 16:09

O Linkedln promove diversos serviços e ferramentas que auxiliam profissionais a se destacarem no mercado e vai muito além dos sites de empregos, diz Marcelo Minutti(foto: Pixabay)
O Linkedln promove diversos serviços e ferramentas que auxiliam profissionais a se destacarem no mercado e vai muito além dos sites de empregos, diz Marcelo Minutti (foto: Pixabay)


Texto: Maria Júlia Spada

Edição: Camila de Magalhães

 

Já imaginou criar contatos e conteúdos que lhe auxiliam a encontrar uma boa vaga de emprego? Já quis ficar mais próximo de profissionais influentes da sua área de trabalho? Tudo isso é possível com o Linkedln. A rede social nasceu oficialmente em 2003, com o intuito de ampliar a rede de contatos dos profissionais. Hoje é uma das mais populares pelo mundo, com cerca de 500 milhões de usuários, e se diferencia pelas utilidades e ferramentas oferecidas.

 

Comparável popularmente com redes sociais famosas, como Facebook e Instagram, o Linkedln também se destaca na web. Mas diferentemente dessas mídias, a rede oferece ferramentas que vão muito além da postagem de fotos e bate-papo, e se tornam meios úteis e essenciais para os profissionais modernos.

 

“O Linkedln promove diversos serviços e ferramentas que auxiliam os profissionais a se destacarem no mercado e vai muito além dos sites de empregos, porque permite a criação de redes de contatos profissionais que fazem toda diferença”, explica o especialista em marketing digital Marcelo Minutti.

 

E esses diferenciais já estão no radar dos recrutadores. Segundo pesquisa da RiseSmart, 95% deles já utilizam o Linkedln como primeira opção para encontrar profissionais de qualidade. Em 2015, a rede social liberou as 25 palavras mais pesquisadas pelos recrutadores na hora de realizar essa procura.

 

Confira as 10 primeiras colocadas:

1- Análise estatística e mineração de dados

2- Desenvolvimento mobile

3- Segurança de qualidade de software e teste de usabilidade

4- Logística

5- Arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento

6- Middleware e softwares de integração

7- Engenharia e armazenamento de dados

8- Segurança da Informação

9- Recursos Humanos (benefícios de compensação)

10- Direito empresarial e governança

 

Além de ficar de olho nas pesquisas mais frequentes, Marcelo Minutti ressalta a importância de cultivar um perfil campeão na rede social. “Esse perfil é completo, com todas as informações possíveis. Não deixa dúvidas para o recrutador. É o perfil que mais chama atenção e tem mais chances de ser notado”, explica.

 

Como cultivar um perfil campeão?

Conseguir construir um perfil de sucesso no Linkedln vai muito além de boas qualificações e currículo. O profissional moderno precisa se dedicar em criar conteúdo de qualidade e estar ativo constantemente na rede social. O especialista Marcelo Minutti dá dicas para você construir seu perfil campeão.

 

 

  • Fique atento ao ambiente social que o Linkedln promove: é importante evitar ter as mesmas atitudes e postar as mesmas coisas que são postadas no Facebook e Instagram, por exemplo. Lembre-se que a rede social é um ambiente profissional.
  • Defina o perfil que você quer passar: é importante criar um perfil adequado à sua profissão. Peça para um terceiro avaliar o seu perfil e a imagem que você está passando. 
  • A escolha da foto de perfil: Escolha uma foto que seja adequada ao perfil da profissão desejada.
  • Cuidado com a linguagem e com a gramática: erros de português ou linguagem não adequada ao perfil da profissão podem impedir que recrutadores pensem em você como possibilidade para um cargo.
  • Interação é essencial: é importante explorar o diferencial do Linkedln. As formas mais comuns de interações com outros usuários são as votações nos profissionais mais competentes, compartilhamento de conteúdo e as recomendações. As recomendações similares às antigas, feitas por cartas. Esses textos podem ser escritos por ex-chefes, por exemplo, que exemplifiquem o quão bom profissional você é, e quão importante foi sua contribuição no antigo trabalho. “Eu sempre indico para que as pessoas corram atrás dessas recomendações, porque fazem toda a diferença para os recrutadores”, ressalta Minutti.
  • Produza seu próprio conteúdo: o Linkedln vai além de uma vitrine profissional e de uma rede social de compartilhamento, ele também possui funções similares a bloggers, que permitem a produção de conteúdo dos próprios usuários. Podem ser artigos que se relacionam com a sua profissão e textos informativos de qualidade. Recrutadores buscam pessoas ativas, que possam contribuir com conhecimento na profissão.

 

 

Apesar das complexidades do Linkedln, o essencial é lembrar que a ferramenta ainda é uma rede social, portanto, não publique informações falsas. “É melhor não colocar algumas experiências ao invés de mentir. É muito fácil descobrir mentiras e informações desencontradas nas redes sociais”, observa Minutti.

 

 

 

Sobre a Ei!

Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela Fundação Assis Chateaubriand para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

 

No seu WhatsApp 

Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!