Comunidade Ei

Como é possível empreender dentro da sala de aula

Para João Vitor Alencar, empreender vai muito além do que gerir negócios: estimular o empreendedorismo no ambiente acadêmico significa incentivar a liberdade dos alunos

postado em 27/09/2019 17:16

Empreender está mais atrelado às ideias. É ter características que se destacam. Ao entender isso, fica perceptível que o empreendedorismo também pode ocorrer no ambiente acadêmico, diz o designer de experiências de aprendizagem João Vitor Alencar

Texto: Maria Júlia Spada
Edição: Camila de Magalhães

O empreendedorismo é quase sempre atrelado à ideia de ser o seu próprio chefe, montar a própria empresa. E esse conceito não está equivocado, mas limita as amplas questões que envolvem o assunto. É possível ser empreendedor e praticar o empreendedorismo em diversas áreas, como no trabalho, em casa e até mesmo dentro da sala de aula.

Portanto, o empreendedorismo não se limita à ação do negócio, mas sim na ampla ideia de empreender, como explica o designer de experiências de aprendizagem, João Vitor Alencar. ;Empreender está mais atrelado às ideias. É ter características que se destacam. Ao perceber isso, fica perceptível que o empreendedorismo também pode ocorrer no ambiente acadêmico;.

Mas, apesar do empreendedorismo ser essencial nos dias de hoje, ele ainda encontra dificuldades para ser encaixado no modelo tradicional de educação. ;Nós não somos ensinados a empreender dentro das salas de aulas, não nos ensinam a procurar respostas. Nós somos condicionados a responder o que os professores esperam ouvir. Não incentivam a autonomia dentro desse ambiente;, elucida o designer.

Essa defasagem dentro da esfera escolar contribui para a dificuldade que os adultos sentem em se enxergarem como empreendedores em potencial.

E como mudar essa situação?

João Vitor explica que o primeiro passo é desmitificar o perfil do empreendedor. ;As pessoas têm o costume de pensar que o empreendedor é somente aquela pessoa super comunicativa, que dá palestras e se destaca em qualquer lugar, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra;

Ele ressalta, ainda, que empreender é possível para todo mundo, desde pessoas tímidas a comunicativas. ;Anular o perfil pronto do empreendedor abre portas para esse conhecimento dentro da sala de aula. Pois todo aluno tem capacidade para empreender;. Diferente do perfil pronto do empreendedor, existem características que ajudam os acadêmicos a se reconhecerem e a serem notados como empreendedores.

Coragem e persistência. ;Essas aptidões são essenciais para um empreendedor. Elas podem ser tanto ensinadas como absorvidas dentro de sala de aula;, explica João Vitor.

  • Coragem: o empreendedor não pode ter medo de arriscar. Ele deve ser proativo e estar à frente dos problemas e possíveis soluções.
  • Persistência: não ter medo de arriscar. Ele deve estar preparado para as divergências que vão aparecer ao longo do caminho. Nem sempre as coisas vão funcionar e o importante é não desistir logo no início.

Ao abrir espaço para o empreendedorismo dentro de sala de aula essas características aparecem. E a maneira mais eficaz de fazer isso é estimulando a liberdade. ;É preciso dar espaço dentro da sala de aula para as pessoas pensarem por si mesmos, saírem da caixinha e se arriscarem, é isso que estimula o empreendedorismo;, reforça João Vitor.

Dicas para empreender dentro da sala de aula

  • Estimular o conhecimento: é importante que os alunos saibam identificar quais áreas eles possuem mais aptidão. Isso estimula o conhecimento e a criatividade.
  • Mundo fora da sala de aula: o empreendedor não pode ter medo de arriscar e uma das formas de estimular essa caraterística no ambiente acadêmico é mostrar e se interessar pela prática do mundo fora das paredes da sala de aula. Conheça o mercado, crie ideias e soluções, esteja preparado para o futuro. Alinhe a teoria à prática.
  • Estar aberto aos erros e às novas ideias: o ambiente acadêmico é a escada para os alunos expressarem novas ideias. E o importante é não rejeitar essas concepções. Toda ideia é válida e deve ser considerada

Sobre a Ei!

A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela Fundação Assis Chateaubriand para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

No seu WhatsApp

Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação