Publicidade

Correio Braziliense FINANÇAS

Fluxo de caixa: a importância do planejamento financeiro para o sucesso dos negócios

Manter uma boa organização do movimento de dinheiro vindo das vendas de produtos ou serviços na sua empresa pode definir a sustentabilidade e sobrevivência do seu negócio. Conheça ferramentas e programas úteis para se organizar


postado em 30/10/2019 10:10 / atualizado em 30/10/2019 10:45

João Solér: É praticamente impossível fazer uma empresa crescer de forma saudável sem um cuidado especial da parte financeira quando as vendas crescem. É fundamental para saber o que fazer com o dinheiro para garantir que o crescimento não acabe(foto: Pixabay)
João Solér: É praticamente impossível fazer uma empresa crescer de forma saudável sem um cuidado especial da parte financeira quando as vendas crescem. É fundamental para saber o que fazer com o dinheiro para garantir que o crescimento não acabe (foto: Pixabay)

 

Texto: Maria Júlia Spada
Edição: Camila de Magalhães 

 

Você sabe a importância de um bom fluxo de caixa em uma empresa? Manter a organização nesse setor faz toda a diferença para o sucesso dos negócios, pois a ferramenta é um termômetro do crescimento de uma empresa.

 

Mas afinal, o que é fluxo de caixa? É, essencialmente, definido como o movimento do dinheiro na empresa. São as entradas e saídas de dinheiro provenientes da venda de produtos e serviços. É esse movimento que define a sobrevivência e a saúde financeira de uma empresa, pois oferece instrumentos de verificação e análises de uma empresa.

 

Apesar de semelhantes, fluxo de caixa e controle de caixa não são a mesma coisa. O fluxo analisa o financeiro total de uma empresa e faz projeções futuras. O controle de caixa é um registro diário das despesas e lucros de um negócio.

 

João Solér, mentor da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, explica que manter a organização financeira por meio do fluxo de caixa é essencial para a sustentabilidade a curto, médio e longo prazo de qualquer negócio. 

 

Não adianta ter um ótimo produto ou serviço se a empresa não fecha as contas no fim do mês. Ter um planejamento financeiro bem feito ajuda muito o empreendedor a tomar boas decisões e evitar armadilhas disfarçadas de oportunidades.

João Solér, mentor da Comunidade Ei

 

Por isso, é preciso ficar atento a essa organização. Bons empreendedores não podem focar toda a atenção somente na forma de trabalho, precisam também ficar de olho no rendimento da empresa. Quanto foi gasto durante o mês? Onde o dinheiro foi investido? Quanto foi o lucro? Sem uma organização no fluxo de caixa, o empreendedor se perde no meio do caminho.

 

“É praticamente impossível fazer uma empresa crescer de forma saudável sem um cuidado especial da parte financeira quando as vendas crescem. É fundamental para saber o que fazer com o dinheiro para garantir que o crescimento não acabe”, ressalta Solér. Ou seja, um fluxo de caixa organizado é a chave do negócio e deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa.

 

Lembre-se: preocupar-se com o fluxo de caixa é fundamental para todos os tipos e tamanhos de negócios, desde pequenos às multinacionais. Para quem está começando, o mentor explica que o ideal é buscar conhecimento na hora de construir e organizar um bom fluxo. “Muitas empresas novas quebram porque os empreendedores não entendem da parte financeira, por isso é importante pesquisar e sempre estar atento às novidades”, elucida.

 

Entretanto, o João Solér ressalta que só o conhecimento teórico não resolve: é necessário adquirir experiência. “Botar a mão na massa é essencial. Por isso que hoje em dia uma excelente alternativa é a participação em oficinas com soluções de aprendizagem gamificadas, ou seja, nessas oficinas o futuro empreendedor não fica sentado assistindo uma aula, ele é desafiado a fazer um negócio funcionar e dar certo”, explica.

 

Gamificação para controle de fluxo de caixa

No contexto de finanças, a gamificação é a aplicação de mecânicas de jogos ao ensino e prática da gestão financeira. Quando está associada a soluções de aprendizagem, ela tem um poder de engajamento muito maior do que os métodos tradicionais, acelerando muito o interesse pelo tema por parte do participante e sua curva de aprendizagem. Além da gamificação, também existem ferramentas úteis na hora de organizar o fluxo de caixa de uma empresa.

 

Planilhas para micro e pequenos negócios

O fluxo de caixa pode ser feito por meio de planilhas eletrônicas, por ser mais fácil. É fundamental visualizar as entradas, saídas, investimentos e outras movimentações financeiras. Os gastos mensais também podem ser registrados nas planilhas, como aluguel e internet. Outra dica é separar as despesas por cores.

 

Ferramentas e softwares para médias e grandes empresas

Para as empresas que já possuem um complexo fluxo de caixa, existem ferramentas de softwares de gestão integrada que podem facilitar a organização, são as chamadas Enterprise Resource Planning (ERPs), traduzido livremente como “Planejamento dos recursos da empresa”. Essas ferramentas permitem ser customizadas em função das particularidades das empresas que adquirem o software.

 

Exemplos de ferramentas e programas úteis para organizar o fluxo de caixa de um negócio

  1. Flua - possui relatórios financeiros e consultas de planilhas. 
  2. SIS Controle - ideal para pequenos e médios empreendedores. Permite controle de valores recebidos e oferece gráficos para o acompanhamento de desempenhos. 
  3. Bkper - inclui lançamentos de contas, envio de arquivos, gera relatórios e faz acompanhamento de dados. Além de oferecer ferramentas de fluxo de caixa, também oferece recursos de gestão empresarial. 
  4. ConnectPlug - oferece robustas ferramentas para controle de fluxo de caixa, gera relatórios minuciosos, apresenta recebíveis e pagamentos futuros. 
  5. MasterCaixa - apresenta ferramentas de pagamentos e recebimentos de contas, permite integrações com contas bancárias e possui centro de custos.

 

 


Sobre a Ei!

Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela Fundação Assis Chateaubriand para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

 

No seu WhatsApp 

Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!