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Correio Braziliense MARKETING DIGITAL

É tudo conteúdo: especialista dá 10 dicas para marketing digital

Em artigo, o empreendedor Rapha Avellar ensina como fazer um bom investimento de tempo e dinheiro no universo digital e ampliar a visibilidade do seu negócio


postado em 25/11/2019 11:04 / atualizado em 26/11/2019 10:42

Segundo Rapha Avellar, essas dicas o ajudaram a salvar os negócios da família. E são recomendadas para quem é do ramo de negócios e vai começar sozinho uma estratégia de marketing digital(foto: Shutterstock)
Segundo Rapha Avellar, essas dicas o ajudaram a salvar os negócios da família. E são recomendadas para quem é do ramo de negócios e vai começar sozinho uma estratégia de marketing digital (foto: Shutterstock)
 
 
No Brasil, as empresas ainda atuam de forma tímida no meio digital, especialmente quando comparamos o cenário que temos aqui com países como os Estados Unidos, nos quais a inserção de marcas no ambiente digital é muito mais forte.
 
Pensando nisso, listei 10 dicas que todo CEO que quer investir mais tempo e dinheiro no universo digital precisa saber. Elas representam tudo aquilo no que acredito e defendo. São dicas que me ajudaram a salvar os negócios da minha família e que sempre quando me perguntam sobre como começar sozinho neste ramo, eu recomendo.
 
Dica 1: Entenda quem é a sua audiência, o seu cliente e, acima de tudo, saiba o que ele quer
ver e ouvir. Tudo começa com você entendendo com quem quer falar, a cabeça desse
consumidor e como ele se comporta no meio digital. Ponha-se no lugar do público-alvo e
faça perguntas a si mesmo. Por que aquele cliente está ali, naquele ambiente? O que ele
quer ver? o que não deseja consumir?
 
Dica 2: Saiba a origem da qual o seu público consome informação. Atualmente, eu diria que
há entre sete e 15 plataformas que dominam a atenção desse consumidor. É preciso saber
quais são e como interagir dentro delas. A estratégia pode passar até mesmo por espaços
menos óbvios como LinkedIn e Facebook, cada qual com uma maneira diferente de
comunicar.
 
Dica 3: Produza conteúdo. Antes de tentar passar a ideia de que seu produto é maravilhoso,
você precisa conseguir a atenção das pessoas. E mais: certifique-se de que aquilo que você
esteja produzindo seja relevante no contexto de seu público. O conteúdo deve ter a ver
com a plataforma onde você produz, deve parecer nativo àquela plataforma.
 
Dica 4: Conheça suas restrições. Sejam elas referentes a recursos financeiros, emocionais, de
talento e até mesmo a quem você é.
 
Dica 5: Trabalhe com conteúdos "de pilar". Ou seja, aquele que possa dar origem a outros
menores, a serem trabalhados em plataformas e formatos como podcasts, vídeos e artigos.
 
Dica 6: Cruze as suas audiências. Conforme você cria um conteúdo para determinada rede
social, esta passará a ser seu pilar principal, mas é necessário cruzar as redes e migrar sua
audiência para outras plataformas.
 
Dica 7: Produza mais quantidade do que qualidade. É melhor deixar que o mundo diga se o
que você produz é bom ou ruim, ao invés de se limitar a produzir conteúdo a partir de seus
próprios julgamentos. O melhor é lançar uma alta quantidade de material, que por sua vez
vai passar pela análise do público e, a partir daí, aprimorar a qualidade dos conteúdos
futuros;
 
Dica 8: Invista dinheiro em compra de mídia. O que pouca gente sabe hoje é que é possível
pagar um preço muito baixo para mostrar o seu rosto ou o que você faz pra milhares de
pessoas;
 
Dica 9: Faça testes. Tem muita coisa que lemos e ouvimos no nosso dia-a-dia que
poderíamos testar no mundo real e, a partir desses testes, verificar o que realmente
funciona ou não, ao invés de simplesmente seguir os gurus do marketing ou o que as outras
pessoas estão fazendo;
 
Dica 10: Esteja sempre de olho na próxima plataforma. As pessoas que estão obtendo
resultados exponenciais hoje são aquelas que entraram cedo nas plataformas e entenderam
a dinâmica que elas tinham. Se você quer ter a chance de surfar na onda de crescimento de
uma grande plataforma, olhe para as plataformas emergentes.
 
Sobre o autor deste artigo
 
(foto: Arquivo pessoal/Rapha Avellar)
(foto: Arquivo pessoal/Rapha Avellar)
* Carioca de 28 anos, Rapha Avellar é um dos maiores especialistas do Brasil quando se fala em marketing e transformação digitais nos meios de comunicação. Empreendedor em série, conseguiu tirar a empresa da família prestes a falência durante a maior crise econômica do país. Atualmente a empresa vem crescendo exponencialmente e o Rapha abriu mais dois negócios, incluindo a agência full-service Avellar Media, valendo-se principalmente de técnicas e segredos do universo digital.
 
 

Sobre a Ei!

 

Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017, em Brasília-DF, pela Fundação Assis Chateaubriand, para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

 

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