Jornal Correio Braziliense

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Cultura de pensamento: como funciona a inovação na educação centrada no ser humano

Ouvir as pessoas, valorizar ideias, resolver problemas reais, trabalhar em grupo é o que traz inovação para os ambientes de aprendizagem, avalia especialista Clarissa Bezerra

Texto: Maria Júlia Spada

Entrevista e edição: Camila de Magalhães

Valorização dos alunos na sala de aula e a construção de uma visão mais crítica e social são pontos fundamentais na formação dos estudantes como seres humanos. Porém, no dia a dia, a educação tradicional oferece pouco espaço para a construção destes valores. Para mudar essa realidade, criou-se a proposta cultures of thinking, traduzida como cultura de pensamento, que contribui para uma aprendizagem mais ativa e real nos ambientes de aprendizagem.

A ideia apareceu pela primeira vez no livro Creating cultures, do autor Ron Ritchhar. Segundo ele, cultura de pensamento é uma prática que estimula a busca por novos conhecimentos por meio dos questionamentos, debates, reflexões e negociações.

Pesquisadora do assunto, a educadora, antropóloga e especialista em inovação com foco no humano Clarissa Bezerra explica que os debates sobre as forças culturais precisam ser alavancados para criar a cultura de pensamento na educação. ;A cultura de pensamento é uma cultura em que as pessoas são valorizadas e é extremamente essencial nos ambientes de aprendizagem. Precisamos fazer com que os estudantes se sintam ouvidos e valorizados;.

A pesquisadora defende, ainda, que o aprendizado deve ser ancorado no que é real, em resolução de problemas e em trabalhos em grupos. Na avaliação de Clarissa, a tecnologia precisa apoiar uma cultura de pensamento questionadora, como as metodologias que colocam o ser humano no centro e trabalham competências para o sucesso. "Uma tecnologia educacional é inovadora quando ela vem apoiar a curiosidade humana e a resolução de problemas. E isso acontece na conexão entre pessoas."

Entenda melhor a visão de Clarissa Bezerra no vídeo:

O autor de Creating cultures, Ron Ritchhar, aponta oito forças culturais que precisam ser estimuladas para que a cultura de pensamento seja de fato colocada em prática na educação:

Oportunidades

É preciso criar oportunidades de aprendizagem por meio das atividades, avaliações e trabalhos. E essas questões precisam estar atreladas a uma intencionalidade pedagógica. Ou seja, é necessário criar mecanismos para que o aprendizado seja ao mesmo tempo desafiador e claro.

Tempo

Os currículos escolares são pautados com uma vasta demanda de prazos, provas e atividades. E muitas vezes, não sobra tempo para estimular o pensamento crítico dos estudantes. É preciso criar maneiras para que os alunos também exercitem esse tipo de pensamento e reflexão.

Rotinas

A rotina atarefada também faz parte do dia a dia dos estudantes. Por isso, é importante conseguir atrelar as obrigações e demandas com formas de aprendizagem e construção de pensamento úteis, para que os alunos consigam levar esses conhecimentos por toda a vida.

Linguagem

A boa linguagem no ambiente educacional é um dos princípios básicos para uma boa educação. O conselho é que sejam usadas linguagens verbais e não verbais atrativas e funcionais, para prender a atenção dos estudantes e contribuir na absorção dos conteúdos.

Orientações

As orientações estão fortemente atreladas a uma boa linguagem. É essencial cria-se uma cultura de pensamento, modelos e comportamentos que possam ser repassadas por meio de orientações.

Expectativas

É importante que no ambiente escolar possamos dizer o que verdadeiramente se espera dos estudantes. Isso os estimula para irem sempre em busca do melhor. Ambiente Estudar em um ambiente confortável e humanizado também faz toda a diferença para os alunos. A cultura de pensamento só pode ser ativada em locais que passem confiança para os estudantes.

Interações

Em salas que possuem um grande número de estudantes, é difícil manter interações genuínas com cada um, porém, não é impossível. Humanizar os alunos gera resultados na aprendizagem e boas relações entre estudantes e professores. ;Apoiar uma educação inquisidora, que estimule os estudantes a se tornarem pessoas melhores, essa é a grande questão da cultura de pensamento. Mas é preciso estar atento, uma tecnologia educacional só é inovadora se ela consegue gerar conexões e desperta a curiosidade dos alunos e professores;, ressalta Clarissa Bezerra.

[SAIBAMAIS]

Sobre a Ei!

A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017, em Brasília-DF, pela Fundação Assis Chateaubriand, para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

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