Comunidade Ei

Networking: como uma rede de contatos pode melhorar o seu negócio

Além de fortalecer relações, a ferramenta possibilita o crescimento profissional por meio da troca de ideias e informações entre diferentes empresas

Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 17:03

Conquistar e manter uma rede de contatos ativa abre portas no empreendedorismo e para, cada vez mais, crescer no meio profissional

 

Texto: Gabriella Collodetti

Edição: Camila de Magalhães 

 

Relacionamento, conexão e estratégia são palavras-chaves fundamentais para entender o conceito de networking. O termo, apesar de ser em inglês, é muito utilizado no ambiente empresarial brasileiro e, a cada dia, se torna mais popular entre diferentes áreas de trabalho. De modo geral, essa palavrinha visa incentivar o profissional a buscar - e alcançar - o sucesso do próprio negócio por meio das relações pessoais.

 

A ideia central por trás da conquista do networking está presente em um segredo que, em tese, é bem simples: conquistar e manter uma rede de contatos ativa. Por este meio, é possível abrir portas voltadas ao empreendedorismo para, cada vez mais, crescer no meio profissional.

 

“O networking é fundamental, justamente porque, por meio dessa rede de apoio, você chega aonde precisa. A possibilidade de entrar em contato com a pessoa certa, que já te conhece e que, consequentemente, já teve contato com você e com a forma que você trabalha, facilita a conquista do seu objetivo”, explica Valéria Ruiz, mentora da Comunidade Ei!, braço de empreendedorismo da Fundação Assis Chateaubriand (FAC).

 

Ruiz pontua que para estruturar essa rede é importante estar disposto a comparecer em eventos e, acima de tudo, se doar. Além da apresentação de quem você é, se torna indispensável a presença do profissional no meio social em que ele está inserido. A proatividade, sem dúvidas, é o diferencial para conseguir êxito na construção do nicho.

 

“Você precisa se apesentar, ter um cartão interessante, fazer contatos e, principalmente, se colocar à disposição no que você pode ajudar”, complementa a profissional.

 

Com o networking formado, algumas pessoas esquecem da principal ferramenta capaz de oferecer êxito ao longo dos próximos meses (ou anos): a manutenção do contato. É importante conhecer o outro sem interesses pontuais e estar interessado no dia a dia daquele profissional – saber o que ele tem feito e, quem sabe, descobrir uma conexão entre ambos os negócios. Estar presente é uma questão valiosa para ser trabalhada.

 

Para organizar a melhor forma de iniciar o próprio networking, a profissional separou cinco dicas valiosas para direcionar essa jornada de conexão social. Confira:

 

1. Ir a eventos - Ter disponibilidade e disposição para interagir em diferentes espaços é super importante para quem deseja expandir a agenda de contatos profissionais;

 

2. Ajudar os outros - Para um networking de sucesso, é preciso estar disposto a resolver diferentes tipos de problemas;

 

3. Simplicidade - Para mostrar o seu negócio, é importante investir na apresentação de forma simples e direta, ou seja, incrementar no pitch - ferramenta para "vender" ideias, produtos e negócios para colaboradores, sócios e investidores;

 

4. Manter contato - As conexões se perdem com o passar dos dias. É importante estar presente, investir na comunicação e na proatividade para não perder o contato com as pessoas que já estão dentro do seu networking;

 

5. Aprenda a se doar - Esta é a principal dica para o sucesso de um networking. É preciso estar disposto a pensar nas coisas que podem auxiliar o outro. Em vez de pensar o que a pessoa tem para te proporcionar, você deve pensar o que está ao seu alcance para oferecer ao outro.


Sobre a Ei!

A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela Fundação Assis Chateaubriand para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Também são realizados diversos cursos, workshops e eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

 

No seu WhatsApp

Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags