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Afinal, o que é pitch? Entenda como as técnicas do discurso podem ajudar empreendedores na jornada de sucesso

Objetividade e clareza são fundamentais para um bom pitch, que nada mais é do que uma apresentação rápida do seu negócio. Confira dicas para ter um discurso matador

Correio Braziliense
postado em 21/02/2020 09:56
O elevator pitch é o mais famoso entre os tipos de pitch. Pode ser traduzido como discurso de elevador. É a técnica de causar uma boa impressão em menos de um minuto.
 
Texto: Maria Júlia Spada
Edição: Camila de Magalhães
 
Você sabe ser objetivo? Sabe apresentar e vender o seu negócio de maneira clara e rápida? Esses são fatores essenciais na hora de conseguir boas parcerias e investimentos no mercado empreendedor. O pitch é uma ferramenta criada justamente para isso: vender ideias, produtos e negócios para colaboradores, sócios e investidores. 
 
A palavra pitch nasceu justamente da derivação de speech, que significa discurso em inglês. Portanto, o pitch não deixa de ser essencialmente um discurso. Porém, existem técnicas e características que o diferenciam de uma apresentação ou conversa comum. 
O tempo do pitch deve ser curto, entre 3 e 10 minutos. E deve conter somente as informações essenciais, que chamam a atenção para o que você quer vender. “O pitch é extremamente importante para o empreendedor. Quando ele segue as técnicas, consegue ter uma noção muito mais clara de onde quer chegar e consegue ter uma ideia mais assertiva de como expor o negócio para quem interessa”, explica a aceleradora de startups Brunella Santos. 
 
O pitch ficou mais popular no mundo do empreendedorismo e das startups, mas pode ser utilizado em qualquer área do mercado e em diferentes meios. É importante lembrar que essa ferramenta não pode ser considerada uma reunião de negócios ou a formalização de uma parceria, por exemplo.
 
Ela é justamente o ponto de partida para conseguir alcançar esses níveis, como ressalta Hugo Giallanza, presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps). “O pitch ajusta a comunicação para que ela seja mais assertiva. É um mecanismo que não precisa ser usado exclusivamente para vender, mas para conseguir atrair a atenção dos investidores e colaboradores para que a negociação possa evoluir”, ressalta. 
 
Os tipos de pitch
Além da diversidade das áreas, o pitch também pode acontecer de várias maneiras. O importante é saber identificar qual se adequa melhor ao seu negócio. 

Elevator pitch 
O mais famoso entre os tipos de pitch. Pode ser traduzido como discurso de elevador. Essa definição surgiu em 1996, no livro Quality is still free, do autor Philip Crosby, em que ele conta como usou o elevator pitch para provocar mudanças na empresa em que trabalhava. 
O discurso de elevador é a técnica de causar uma boa impressão em menos de um minuto. Nem sempre você terá muito tempo para apresentar ou vender ou seu negócio. Por isso, é preciso ser rápido e efetivo ao encontrar uma chance. 
 
Pitch deck 
Você já deve ter visto uma pessoa se apresentar com ajuda de slides. Nem sempre esse tipo de apresentação é interessante e consegue prender a atenção do público. Na maioria das vezes, os slides não contêm informações objetivas e as pessoas gastam muito tempo ao falar. Porém, com as ferramentas do pitch, esse tipo de apresentação pode tornar-se muito mais atraente.
 
É importante construir slides que dão somente suporte para a fala, com recursos visuais que chamem atenção, mas que não polua ou confunda a visão do público. E ao falar, também é essencial ser o mais objetivo possível e escolher quais informações precisam de fato estarem na apresentação. 
 
One-sentence pitch
Um dos mais desafiadores tipos de pitch. É a técnica de resumir o seu negócio em apenas uma sentença, usado principalmente em redes sociais, como Twitter ou Instagram. O segredo é construir uma sentença interessante, que explique e chame a atenção para que um investidor ou colaborador se sinta atraído para saber mais. 
 
Dicas: Os três segredos para construir um pitch de sucesso
 
1) Adaptar o seu discurso 
O pitch pode ocorrer em várias situações e meios, até mesmo por e-mail, WhatsApp e redes sociais. Por isso, é necessário ficar de olho na linguagem e para qual público o discurso está sendo direcionado naquele momento. “Pontuar quais ideias e pontos do seu negócio são mais importantes é o essencial, além de ser o mais claro possível para determinado público. Se você está usando o pitch para atrair a atenção de um investidor, use linguagem e assuntos que o atraia e que sejam direcionados a ele”, elucida Elzira Vieira, consultora do Sebrae. 
 
2) Falar sobre dinheiro 
Em muitas situações, os empreendedores ficam na dúvida ao selecionar quais assuntos são mais importantes para colocar no pitch e acabam esquecendo o essencial, o custo-benefício do negócio. “ Quando você está apresentando o seu negócio para um acelerador de startups ou investidor, por exemplo, ele estará interessado em saber como escalonar esse processo e como ele pode dar retorno financeiro, principalmente. É preciso deixar essa parte muito clara”, explica a investidora Brunella Santos. 
 
3) Objetividade e conhecimento
O mais importante de todos: ter objetividade. Esta é justamente a essência do pitch. Siga os minutos determinados e apresente as ideias de forma simples e clara para que seja o mais fácil possível compreender sobre o que se trata e quais os benefícios do seu negócio. Mas atenção, não deixe se de aprofundar no assunto simplesmente porque terá pouco tempo. Ao terminar um pitch possivelmente as pessoas terão dúvidas, por isso é essencial conhecer e pesquisas todas as questões do seu negócio, para responder convicção e confiança os questionamentos.
 
 

Sobre a Ei!

Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela Fundação Assis Chateaubriand para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros.

 

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