Comunidade Ei

Como a mudança de mentalidade é determinante para saber lidar com os próprios erros

Trabalhar com o próprio mindset é uma das ferramentas mais valiosas para enxergar a falha como uma oportunidade de crescimento interno

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 14:16
Culturalmente, o ser humano foi ensinado que o erro está diretamente
associado ao fracasso.
 
Gabriella Collodetti

Culturalmente, o ser humano foi ensinado que o erro está diretamente associado ao fracasso. Este pensamento se estende de geração para geração, reforçando a teoria de que erro está atrelado à incompetência. Na prática, não podemos generalizar desta forma, visto que errar é uma das principais chaves para se aprender, crescer e conseguir êxito na vida.

Associar esse resultado a algo ruim é limitante em diferentes aspectos da vida. Muitas vezes, o erro é um dos grandes vilões que impede um profissional de avançar a carreira e isso se deve ao medo de não tentar de novo por temer um ciclo de falhas. Para fugir deste pensamento, é necessário trabalhar com a própria mentalidade para saber enxergar a situação como uma oportunidade e não um problema.

Marina Trindade, diretora geral do Instituto Zero, empresa paulista que tem como foco a transformação de mentalidades, explica que a nossa forma de pensar e agir é formada ao longo da vida, por meio de experiências. Estas, por sua vez, influenciam toda a estrutura do pensamento e da ação humana.

“O maior desafio para fazer a transformação de mentalidade é desapegar de sentimentos, fazer as pazes com a pessoa que você foi e, a partir daí, conseguir ser uma nova pessoa, com as próprias visões, formas de pensar e de agir”, explica Trindade.

A profissional ainda pontua que todo mundo é capaz de evoluir, dar um passo além e chegar em outro patamar desde que haja a intenção de mudar. “Acreditamos que isso acontece por meio da prática, a partir do momento em que nos colocamos em modo aprendizagem”, complementa.

Como iniciar a mudança de mentalidade
O mindset, expressão que se refere à mentalidade, está presente na maneira em que organizamos o dia a dia, principalmente na capacidade de reagirmos às situações boas ou ruins. Quando algo não sai conforme o previsto e gera um resultado indesejado – isto é, fora da curva de expectativa –, a ferramenta é uma das principais aliadas, pois nos mostra como devemos agir.

Há um conjunto de paradigmas e preconceitos que você precisa sempre acertar. Para romper com esse padrão irreal, é preciso iniciar uma reflexão interna onde a autoaceitação modifica este pensamento. "Quando você enxerga o erro como aprendizado, você consegue consertar, testar de novo e errar de novo. Isso faz com que você adquira mais aprendizados e não mais erros e fracassos", explica Beatriz Garrido, coach e membro da equipe do Instituto Zero.

Garrido separa algumas dicas para não se deixar balançar com os erros e potencializar a sua mentalidade. Confira:
 
1. Se fortaleça independe do que estiver acontecendo em sua volta - seja na
vida pessoal ou profissional;

2. Tenha consciência de que nem tudo vai acontecer no seu tempo;

3. Tenha a sua régua de sucesso: saiba o que é sucesso e o que é conseguir,
visto que é uma forma mais compassiva de você lidar com o processo;

4. Aceite-se;

5. Tenha orgulho da sua trajetória.
 

Sobre a Ei!

A  é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, criado em 2017 pela  para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros.

 

Também são realizados diversos cursos, workshops e eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

 

No seu WhatsApp

Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa! 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags