Empreendedorismo Feminino

Dhi Ribeiro conta como venceu as dificuldades em um meio predominantemente machista

No mercado de trabalho, Dhi destaca que a diferenciação de trabalho, o assédio sexual e psicológico e o corporativismo empresarial são obstáculos frequentes na vida da mulher

postado em 02/04/2018 19:22

A cantora Dhi Ribeiro tem a exata noção da importância do empreendedorismo feminino e dos desafios que a mulher enfrenta para se colocar no mercado de trabalho. Aos 52 anos, é exemplo de sucesso. Dhi começou a carreira há 30 anos, em Salvador, como modelo na mesma agência que a também cantora Ivete Sangalo. Fazia participações em shows de amigos e atuava como vocalista de bandas de axé music e pagode. Em 1993, ela se radicou em Brasília. É ela quem gerencia a própria banda, criada em 2005.

Dhi conta que existem características específicas do gênero feminino que diferenciam a mulher no mercado de trabalho e fazem com que ela seja um trunfo na equipe. ;O nosso jeito de olhar as coisas é diferenciado. A nossa percepção é maior. Também fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Eu sou produtora, mãe, mulher, administradora. Somos multifacetadas, capazes de nos reinventarmos sempre;, diz.

Segundo Dhi, entre as principais dificuldades encontradas ao longo da jornada está a instabilidade no meio artístico ;O meio musical é instável. Ser mulher, negra e cantora de samba é mais difícil ainda. Não posso me queixar, mas acho que o sambista deveria ser mais valorizado, porque o samba ainda é visto com um estereótipo de farrista e boêmio;, analisa.

Para a cantora, desde antes do surgimento do termo ;empreendedorismo;, a mulher trabalhava com a capacidade de gerenciamento. ;Mas é necessário que as que já chegaram lá inspirem as outras que passam por dificuldades a prosseguirem, a estudarem e a se destacarem. É só usar a arma certa, a educação, a inteligência emocional. Humildade também é importante. Mas, claro, não deve ser confundida com submissão;, pondera.

No mercado de trabalho, Dhi destaca que a diferenciação de trabalho, o assédio sexual e psicológico e o corporativismo empresarial são obstáculos frequentes na vida da mulher. ;Os homens ainda ganham mais e dão preferência para colocar homem nos cargos, em detrimento da mulher. Eu carrego a bandeira da mulher negra. Todo dia a gente tem que provar algo para alguém. Creio que vai levar um tempo para isso acabar, mas chegaremos lá. As pessoas precisam ter a consciência de igualdade, se colocar no lugar do outro;, aponta.

Em setembro do ano passado, Dhi participou do programa The Voice e reencontrou Ivete Sangalo, uma das técnicas do programa. Para os que estão na expectativa de um repertório recém-saído do forno, vem aí o lançamento de mais um DVD, previsto para maio. O material será disponibilizado inicialmente nas plataformas digitais. ;O primeiro trabalho falava sobre os sentimentos da mulher. Neste exaltaremos a cultura negra, a diáspora negra. É sobre a mulher empoderada, sobre a mulher que queremos para os próximos anos;, celebra.

Mulher brasileira


Benito Di Paula


Agora chegou a vez, vou cantar

Mulher brasileira em primeiro lugar

Agora chegou a vez, vou cantar

Mulher brasileira em primeiro lugar


Norte a Sul do meu Brasil

Caminha sambando quem não viu

Mulher de verdade, sim, senhor

Mulher brasileira é feita de amor

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação