Empreendedorismo Feminino

Criadora do e-commerce Sacoleiros de Luxo dá dicas para abrir o próprio negócio

Adriana Lima, 39 anos, é moradora de Ceilândia e começou seu negócio com um capital de apenas R$ 300

postado em 02/04/2018 19:43




Descontraída, comunicativa e alto-astral, Adriana Lima, 39 anos, é fundadora da marca de e-commerce Sacoleiros de Luxo. Moradora de Ceilândia, ela começou a empreender aos 14 anos, vendendo cosméticos de revistas para a madrinha. ;Fiz um acerto com ela, mas, como era um favor, não esperei por pagamento, no entanto, ganhei uma comissão. Foi aí que tomei gosto pelo dinheiro e desde lá não parei mais;, conta.

Adriana chegou a trabalhar em butiques, cursinhos e em uma clínica de terapia holística. Mas decidiu que não queria mais viver o sonho dos outros e abriu o próprio negócio. ;Vi que a vida toda fui vendedora. Decidi fazer algo diferente e oferecer exclusividade nas redes sociais. Criei a marca Sacoleiros de Luxo em 2009, com produtos importados de vários países. Vi que as mulheres precisavam de produtos que as satisfizessem e trouxessem o glamour que elam merecem;, diz.

Em 2011, por conta da demora dos produtos para chegar ao Brasil, parou de importar. Foi aí que Adriana tomou a decisão de fazer camisetas. Hoje, trabalha com produtos próprios, como t-shirts, canecas, quadros e almofadas, entre outros artigos decorativos. Ela começou com um capital de apenas R$ 300. ;Desenvolvi e lancei uma coleção sozinha, sem nunca ter estudado moda. Dá para começar com R$ 50 ou mesmo R$ 10, vendendo vasinhos de artesanato ou brincos;, afirma.

Para Adriana, as mulheres não devem desistir dos seus sonhos, sejam eles quais forem. ;Se elas querem prestar concursos, se tornarem médica, cabeleireira ou vendedora, tudo bem. As oportunidades estão maiores do que imaginamos, podemos fazer o que quisermos. Temos mais espaço e voz. Eu trabalhava para os outros e não me sentia valorizada. Então, decidi que era hora de partir para outra. Comecei a me questionar no que eu era melhor. E vi que vender era o meu negócio;, frisa.

Referência

Adriana conta com 70 coleções prontas e garante que nunca é tarde para começar o próprio negócio. ;Se a gente não mudar a nossa vida agora, ninguém vai mudar. A dificuldade não deve ser usada como empecilho, a oportunidade está em todos os lugares, e as redes sociais estão aí para ajudar;, frisa. ;O que temos de gratuito na internet? Redes sociais. Fui para o Orkut na primeira vez e não vendi nada. Passaram dois anos, insisti e comecei a vender como ninguém. Depois fui para o Instagram;, destaca.

A empreendedora se emociona ao falar das dificuldades pelas quais passou. O segredodo sucesso, segundo ela, além de identificar as necessidades dos consumidores, é nunca desistir. Após o longo caminho que percorreu, Adriana montou um ateliê com maquinário próprio e desenvolve produtos com referência internacional. ;Muitas vezes, chego a alguma palestra e sou a única negra. Isso para mim é motivo de orgulho, porque estou representando a minha raça. Não é fácil, mas somos nós as protagonistas das nossas histórias;, diz.

Contudo, em vez de ser uma sacoleira comum, Adriana decidi ir para uma loja, escolher o tecido, ir para uma confecção ver como teria que ser o corte das camisetas e a estampa. ;Não desisto. Tive que abrir mão de faculdade, de carro. Mas nunca levei em conta as minhas dificuldades. Ando de ônibus até hoje e não tenho vergonha;, afirma. Para ter sucesso no próprio negócio nas redes sociais, ela avalia que é necessário saber usar as oportunidades, ser claro, objetivo, transparente e entregar o que prometeu ao cliente. ;Qualidade e respeito são fundamentais. Se o consumidor gostar do serviço, vai falar da sua marca para os outros e ainda defendê-la;, ensina.

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