diadospais

Inscrições abertas para projeto que reúne arte e mobilidade urbana

São quatro vagas de pesquisa e produção artísticas os selecionados terão aulas e palestras e receberão R$ 2500

postado em 10/08/2018 14:18
Artistas plásticos moradores do Distrito Federal e interessados em pesquisar sobre mobilidade urbana no Distrito Federal e produzir obras a respeito já podem se inscrever no projeto Residência Móvel, fruto de uma parceria entre a designer e artista Cecília Bona e o centro cultural Nave, aberto em 2016 pela produtora cultural Dani Estrella e pela artista e doutora em artes visuais Yana Tamayo.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e apoio da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e da Casa da Cultura da América Latina (CAL|UnB), os quatro selecionados para o Residência Móvel receberão bolsas de R$ 2500 para produção artística, passe livre para circular nos meios de transporte coletivos da capital e assistirão aulas e palestras sobre o tema.

Cecília Bona se inspirou na realização do projeto por conta da experiência em duas residências artísticas internacionais - uma na Islândia e outra no Canadá - e da atividade como ciclista nos últimos 8 anos. Para a Residência Móvel, Bona pretende instigar as noções de uso e ocupação do território, promover experiências de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocar a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população.

Entre os palestrantes, estão Carolina Pescatore, professora da Universidade de Brasília (UnB), Bruno Terra, funcionário da SEMOB, e um representante do movimento Rodas da Paz. Ao fim do projeto, os artistas participarão do evento da semana de mobilidade, que acontecerá de 17 a 22 de setembro, em algumas Regiões Administrativas do Distrito Federal e no Setor Comercial Sul, com a exposição do trabalho resultante das pesquisas.

Além de Cecília, estão na comissão de seleção dos candidatos Luisa Günther, professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, Marília Panitz, mestre em Arte Contemporânea: teoria e história da arte, pela Universidade de Brasília, e Matias Monteiro, artista, curador, expógrafo e educador.

Serviço:

Residência Móvel
Inscrições para a seleção de artistas
De 16 de julho a 6 de agosto
Quem pode participar: Artistas visuais moradores do Distrito Federal
Formulário online: https://bit.ly/2O3b4KO
Modelo de Carta de intenção: https://bit.ly/2Lujycn
Edital online: https://bit.ly/2O3b4KO
E-mail para envio de inscrições: navecurso001@gmail.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação