Amanda Ferreira - Especial para o Correio
postado em 12/08/2018 07:00
De portas abertas e sorriso largo. Foi assim que Duda Moreira, 40 anos, recebeu a equipe da Revista no seu apartamento, localizado no Guará. Basta colocar os pés no local para entender que, ali, é um verdadeiro lar: as crianças circulam livremente por todos os cômodos ; projetados de forma praticamente integrada.
Nas paredes e estantes, memórias de viagens que marcaram a família e, em cada cantinho, uma obra de arte que representa a origem dos donos ou um amigo especial.
Tudo começou do zero e com alguns folhetos de revista. O publicitário não esconde o orgulho em mostrar os primeiros rascunhos guardados por ele e pela mulher, Ana Carolina Salles, 38, do que hoje se compara quase que a uma obra de arte.
;Sabíamos o que queríamos e as conversas com o nosso arquiteto só tornaram tudo mais real. Viramos verdadeiros amigos e acredito que isso tenha contribuído muito para o processo. Nossas reuniões eram regadas por muitas anotações e boas bebidas;, lembra.
Para Roberto Carril, arquiteto e designer de interiores responsável pelo apartamento, o resultado foi positivo. ;Trabalho há seis anos com uma metodologia na qual faço um processo de imersão com os clientes. Foram 40 dias de conversas sobre tipologia, referências e visitas.;
O profissional conta que, desde o início, o casal manifestou interesse por uma vertente mais industrial. ;Aproveitamos o conceito europeu de concreto, tubulação e detalhes decorativos bem aparentes, por exemplo.;
Os donos garantem que, desde 2013, ano em que se mudaram, o apartamento atende, com muito carinho, a todas as necessidades da família. Com 172m;, o local conta com uma ampla sala de estar; sala de jantar; cozinha em estilo americano; quarto de televisão e outros três cômodos mais reservados, que correspondem aos quartos da filha, Nina, 9 anos, do filho, Theo, 5, e à suíte do casal. ;Brincamos que é a nossa conchinha. É parte da nossa vida e não temos vontade nenhuma de sair daqui.;
Pela casa, as crianças deixam suas marcas, como a cozinha móvel de Nina, montada com caixas de papelão, próximo ao local onde a comida é preparada, e os carrinhos de Theo, colocados em fila na ponta da grande mesa em estilo industrial, na sala de estar.
Cada criança faz questão de mostrar objetos e cômodos favoritos, assim como o pai, que, durante as fotos, não deixa de lado seu cantinho especial ; tijolinhos alaranjados e alguns quadrinhos na parede dão forma à ;Varanda Coca-Cola;, como é chamada pelos donos. ;Ana Carolina sempre colecionou garrafinhas. Então, além de ser algo especial para ela, o espaço baseado no retrô da Coca nos permite receber amigos e curtir bastante;, conta.
Integração
De acordo com Carril, esse é o verdadeiro objetivo de todo o projeto: integrar. ;O maior desafio foi acoplar os cômodos, de forma que cada um pudesse fazer suas atividades, mas sempre perto e sem interferir no outro;, explica.
Como fãs de arte, a ideia foi colocar materiais não só pela beleza, mas pelo contexto ; os tijolinhos de que o publicitário tanto gosta, por exemplo, fazem referência a construções antigas do Brasil. ;Pegamos elementos de construção simples e trouxemos para um design mais arrojado, em que parte da marcenaria foi feita com linhas retas, cores neutras e misturadas com a beleza e irreverência dos elementos de arte;, justifica o arquiteto.
O design atemporal e as linhas industriais poderiam deixar o ambiente frio, mas não é o que ocorreu no apartamento de Duda. ;O que harmonizou o espaço foi trazer coisas que são importantes para eles;, garante Carril. O local foi transformado em algo leve, unindo a família de forma lúdica e inovadora.