diadospais

Unidos pelo esporte

Pedalar, nadar, andar de skate... Praticar atividades físicas juntos é um momento único para estreitar os laços entre pais e filhos

André Baioff*
postado em 12/08/2018 07:00
Por conta do cotidiano, muitos pais têm dificuldade em encontrar um tempinho para estar com os filhos. Para muitos, porém, as atividades físicas têm sido o momento ideal para que ambos possam compartilhar momentos juntos.

O nutricionista e empresário João Paulo Romeu, 33 anos, faz de tudo para estar presente nas aulas de futebol do filho, Benjamin Romeu, 2 anos e meio. O pequeno participa do Programa Little Kickers, que tem como metodologia ensinar o esporte em inglês para crianças entre 18 meses e 7 anos.

O treinador faz todos os comandos no idioma estrangeiro e é necessária a participação dos pais nas aulas. ;Isso ajuda a criança a ganhar confiança e autonomia à medida que vai avançando nas etapas do programa;, explica Everson Pergher, educador físico e coordenador do programa. João Paulo sempre faz o possível para estar com o filho em qualquer prática esportiva. ;É a melhor coisa do mundo;, garante.

Ele é dono de uma academia de natação e, por conta disso, desde que Benjamin tinha 6 meses, João Paulo incentivava o filho a praticar a modalidade. De início, faziam juntos, mas hoje, Benjamin participa sozinho das aulas. Ele vê que ter estimulado o filho a praticar atividades físicas desde muito cedo fez com que tivesse comportamento diferente das crianças de sua idade.

;Não precisamos falar de forma ;dengosinha; com Benjamin. Explicamos as coisas e, naturalmente, ele entende. Credito isso ao fato de que, desde muito pequeno, estimulamos exercícios físicos;, avalia. João reforça que está ao lado do filho nesses momentos é a melhor coisa que existe. Tanto que, quando vai deixá-lo na creche, opta por ir de bicicleta.
João Paulo Romeu participa ativamente das aulinhas de futebol de Benjamin
Para a psicopedagoga Ana Carolina Botelho Mata, especialista em análise de comportamento infantil, psicologia escolar e orientação educacional, uma atividade física realizada entre pais e filhos melhora a convivência e fortalece os vínculos afetivos entre eles. ;Os filhos se fortalecem emocional e psicologicamente. Além disso, o despertar para a aprendizagem aumenta e, o mais importante, o relacionamento familiar melhora.;

Já Everson explica que atividade física é um hábito e, como tal, fica mais fácil de ser estabelecido desde cedo. Ele aponta ainda que diversos estudos comprovam que crianças que não praticam atividades físicas tendem a se tornar adultos sedentários. ;Tenho essa experiência e percebo que meu filho espera, ansiosamente, os dias das atividades para participamos juntos.;

Diversidade

Para o educador físico Fernando Castro, é interessante oferecer às crianças uma diversidade de atividades físicas, pois isso provoca nos pequenos o desenvolvimento de habilidades. Por exemplo: no vôlei, o pulo; no futebol, a força das pernas para o chute; no handebol, a força nos braços; na ginástica artística, a flexibilidade.

Porém, ele alerta: quanto mais nova for a criança, maior deve ser o cuidado com exercícios com sobrecarga de peso, já que o corpo está em formação e ela ainda não tem estrutura de ossos, tendões e ligamentos preparados. ;Desaconselhamos também corridas de longas distâncias. A criança, naturalmente, tem mais aptidão por exercícios de menor duração;, explica.

O jornalista Eduardo Carvalho Mello é coordenador do Núcleo Escola de Skateboard de Brasília (NES) ; espaço para amadores e profissionais apaixonados pelo skate. Pai de Julia Lobo Mello, 14 anos, e de Guilherme Lobo Mello, 4, sempre incentivou nos filhos o gosto pela modalidade.

Edu Mello tenta passar para os filhos, Julia e Guilherme, a paixão pelo skate

Edu conta que Julia tem muito talento para o skate, mas está na fase de indecisões, comum na adolescência. Ele é de Niterói (RJ) e veio a Brasília depois que a mulher passou em um concurso. Em terra fluminense, além do skate, praticava surfe, futebol e outros esportes pelas ruas do Rio de Janeiro. Porém, após problemas de hérnia de disco, ficou um tempo longe da grande paixão: o skate.

No Planalto Central, para suprir a saudade do mar, alguns amigos o tem incentivado a praticar wakesurf no Lago Paranoá. Embora tenha a vida bem ativa no quesito esporte, Edu conta que deixa os filhos à vontade na decisão de participarem com o pai das práticas esportivas. ;Porém, sempre é prazeroso na presença deles;, reforça.

O educador físico Fernando ressalta que as características individuais dos filhos devem ser respeitadas. As crianças precisam perceber na educação e no exemplo que as atividades físicas podem trazer momentos de prazer. ;Forçar, definitivamente, não é o melhor caminho, mas se deve sempre estimular e oferecer condições de conhecer várias modalidades;, diz.

Magrela

Pedro Igor Rodrigues, 53 anos, empresário e professor, fez da paixão um negócio: é dono de uma loja de bicicletas. E transferiu o amor para Sofia Rodrigues, 9. Quando a filha tinha 2 anos, Pedro colocou no guidão da bike uma cestinha para levar a garotinha à escola.

Com o passar do tempo, continuaram estreitando companhia em cima das duas rodas. ;Hoje, ela estuda em uma escola um pouco mais longe da nossa casa e, mesmo assim, continuamos utilizando a bicicleta.; Para ele, esse é um momento de prazer, hora em que ambos decidem esquecer os problemas para curtir a ocasião. Mas não só nas idas à escola eles pedalam juntos. Nos fins de semana, toda a família vai ao parque andar de bike.

*Estagiário sob supervisão de Sibele Negromonte

Agradecimentos

Academia New wake; Colégio Galois; Núcleo Escola de Skateboard de Brasília; Programa Little Kickers E Super Bike 101

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação