Dialogar para liderar

Debate no Correio traz o diálogo como solução para a intolerância

O debate, que ocorre na próxima quarta-feira, no auditório do Correio Braziliense, é promovido pelos Diários Associados e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

postado em 22/02/2016 12:00

Frente aos novos paradigmas estabelecidos pela internet, terreno fértil para debates e também confrontos, o seminário Dialogar para liderar trará elementos da história do diálogo para compreensão dos atuais desafios da comunicação. O evento, que ocorre na próxima quarta-feira, das 9h às 18h, no auditório do Correio Braziliense, é promovido pelos Diários Associados e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

A abertura do evento será feita pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva

Após a abertura, feita por Edinho Silva, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e por Álvaro Teixeira da Costa, diretor-presidente do Correio Braziliense, às 9h, o seminário será composto por três mesas. Na primeira, o professor Adriano Machado Ribeiro, da Universidade de São Paulo (USP) apresentará a genealogia do diálogo, desde a Grécia Antiga. Às 13h30, o conferencista será Paulo Marinho, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje, que colocará em pauta os obstáculos do presente a serem enfrentados pela comunicação. Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia da USP e ex-ministro da Educação, discorrerá sobre a relação entre a democracia brasileira e os paradigmas para o diálogo e a liderança. Jornalistas, advogados e acadêmicos participarão de todas as rodas de discussão como debatedores.

[SAIBAMAIS]A escolha dos conferencistas e debatedores foi feita a fim de permitir que as mesas apresentassem diversas vertentes e visões, como um debate saudável. ;O Renato Janine Ribeiro, por exemplo, tem tido uma exposição nas redes sociais muito crítica e interessante: tenta ouvir os dois lados, ponderar e achar um meio-termo;, exemplifica Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje. ;O professor Adriano Machado Ribeiro, que participará da primeira mesa, exemplificará que o diálogo vem desde os gregos e é fundamental, mas precisa ser feito corretamente ; ele trará momentos da história do pensamento e mostrará o que funcionou e o que não;, adianta.



A ideia do evento, diz Santos, veio da percepção da necessidade de se fomentar o nível do diálogo no país. ;A internet, mais especificamente as redes, exemplifica bem a indigência dialógica na sociedade, a incapacidade de conversar, de ouvir melhor as premissas antes de tirar conclusões e de reconsiderar as premissas do outro. As redes sociais, hoje, viraram uma espécie de ;Flamengo versus Fluminense;, com reflexo na democracia;, emenda.

O diretor-geral da Aberje será um dos responsáveis pelo encerramento do encontro e trará elementos acerca da comunicação e do diálogo com os públicos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 3214-1554 ou pelo e-mail dialogarparaliderar.cb@gmail. com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação