Diversão e Arte

Os profissionais da culinária explicam como ser saudável sem abdicar da boa comida

postado em 04/07/2009 08:20

Eles passam o dia inteiro rodeados por tentações. Têm acesso aos melhores vinhos, queijos importados, carnes sofisticadas, doces elaborados e refeições dignas de comparação com banquetes reais. Aproveitar tudo isso e ainda manter a forma parece impossível. Quer saber como ser saudável sem deixar de saborear e preparar pratos gourmet? O Correio conversou com três chefs para descobrir como é possível aliar o prazer pela comida a uma dieta saudável.

O chef francês radicado no Rio de Janeiro Roland Villard ficou preocupado com a saúde depois de atingir a marca de 105kg na balança. Vivia cansado e não tinha energia para brincar com os filhos. Resolveu dar um basta e começou uma dieta por conta própria. O primeiro passo foi respeitar a saciedade e diminuir a quantidade de gorduras e carboidratos. Depois, uma hora de exercícios por dia, com acompanhamento médico. Ele pesquisou novas formas de preparar clássicos da culinária francesa e criou receitas mais saudáveis. ;De segunda a sábado, seguia meu regime com rigidez. No domingo, se tivesse um churrasco com os amigos, bebia uma cervejinha sem medo. A gente também tem que aproveitar a vida;, conta.

Foi preciso muita disciplina e determinação, mas Roland perdeu 30kg em seis meses. Quando ele emagreceu, os clientes ficaram impressionados, queriam saber o segredo do chef e começaram a pedir um menu com baixas calorias. O novo estilo de vida fez tanto sucesso que acabou transformado em livro. A dieta do chef (Editora Senac Rio) traz receitas sofisticadas de poucas calorias, como atum empanado com gergelim ao molho de vinho, cappuccino de creme de ervilhas com chantilly de bacon, mil folhas de creme de maracujá com morango. ;Podemos sim comer com prazer e com elegância e continuar saudáveis. Basta fazer as escolhas certas;, afirma.

[SAIBAMAIS]Quatro anos se passaram e Rolland manteve o equilíbrio. As caminhadas de uma hora se transformaram em corridas. Este ano, ele realizou o sonho de participar da meia maratona do Rio. Tenta comer de quatro em quatro horas e evita os alimentos mais gordurosos. O café da manhã é reforçado com frutas, queijos e cereais. No jantar, prefere comidas leves, como sopas e saladas. ;Mas não excluo os prazeres da boa mesa. Se eu tenho um evento ou exagero um pouco em um jantar, no dia seguinte corro mais;, conta.

Triatleta
Para o chef Mauro Rappel, da Confeitaria Rappel, o segredo é comer de tudo um pouco. Ficar rodeado de doces, croissant, sorvetes, chocolates e guloseimas o dia todo, para ele, não é uma tentação. A sobremesa favorita? Goiabada com queijo. ;Do tipo cascão, obrigatoriamente com casca da fruta e um queijo neutro levemente salgado, muçarela ou requeijão com sabor delicado;, conta o confeiteiro, que prefere os sabores frutados e aposta nos exercícios e na quantidade certa de alimentos para manter a forma. Apesar de ter ficado parado nos últimos meses por causa dos compromissos profissionais, Mauro pretende voltar a incluir a corrida na rotina. Ele já praticou triatlo e costumava correr de 5 a 10km, cinco vezes por semana.

Cada refeição é feita com bom senso. ;Esse negócio de contar caloria é a maior besteira que existe. No fim, o melhor a fazer é se reeducar, saber balancear na hora de escolher o que vai comer;, diz Mauro. No café da manhã, ele gosta de comer granola com leite e iogurte. Na hora de preparar sua especialidade, os doces, não come, prova apenas um bocado. No almoço, uma carne grelhada com legumes e folhas. O lanche da tarde é um misto ou queijo quente e, no jantar, um sanduíche mais reforçado. ;Tenho a necessidade de depois de comer uma coisa salgada, comer um doce. Não me privo de nada, às vezes, acabo partindo para o chocolate;, comenta. E tem mais uma coisa que ele não dispensa: uma cervejinha no fim do dia.

Segundo a nutricionista Elisa Goulart, apreciar a alta gastronomia não impede ninguém de ser saudável. O importante é ter equilíbrio na hora de escolher os alimentos e sempre incluir frutas e verduras no cardápio. Outra dica é evitar ficar sem se alimentar por longos períodos ; o intervalo entre as refeições deve ter no máximo quatro horas. ;Quem é gourmet e costuma frequentar eventos gastronômicos nunca deve sair de casa de barriga vazia para não cair na tentação. Investir mais no exercício físico no dia seguinte também é uma boa ideia;, sugere.

Promessa cumprida
Sérgio Raffaelli, chef do restaurante Café Cassis, fez uma promessa para si mesmo em janeiro de 2007: correr 15km até o dia do seu aniversário, em setembro. A última vez que tinha praticado algum esporte na vida foi quando tinha 15 anos. Começou a treinar sozinho e aos poucos deixou a preferência por arroz branco e batatas fritas de lado para incluir frutas e arroz integral no cardápio do dia a dia. Emagreceu 16kg e correu uma meia maratona, conforme havia prometido. ;A corrida me ajudou a equilibrar meu estilo de vida com saúde. Consigo comer o que eu quero e não me entrego aos excessos;, revela Sérgio, que também não dispensa uma cerveja com os amigos e toma pelo menos um chope por dia.

A mudança na alimentação foi repassada ao restaurante e no Café Cassis Express, com comida por quilo. Assim como Roland, Sérgio fez uma larga pesquisa sobre comidas saudáveis. ;Eu tento variar as cores das frutas, verduras e incluí aquelas com propriedades antioxidantes na minha dieta;, explica. No café da manhã, leite desnatado com café preto, suco de laranja e pão francês com manteiga. No almoço, suco de abacaxi com gengibre, que tem propriedades anti-inflamatórias, com hortelã, meia porção de arroz integral e feijão com carne grelhada. Durante a tarde, um suco e duas castanhas do pará ; ;Porque é bom para o cérebro;.

O jantar ele faz questão de preparar para a família. Mais arroz integral, verduras, legumes e carne grelhada. ;Não abro mão do que eu gosto. É exatamente como eles dizem, é preciso fazer uma reeducação alimentar. Nada de dietas radicais. O bom é comer de forma saudável e variar sempre;, completa.

Podemos sim comer com prazer e com elegância e continuar saudáveis. Basta fazer as escolhas certas
Roland Villard, chef e escritor francês


; Dicas

Confira as dicas dos chefes para manter uma alimentação saudável sem deixar os prazeres da vida de lado:

- Você pode comer de tudo, mas com moderação. Coma com prazer, mas em pouca quantidade.

- Procure equilibrar as refeições com o que você gosta e coisas saudáveis.

- Não caia na rotina, é sempre bom variar os ingredientes na hora do preparo da comida.

- Fazer exercício é essencial, ajuda a manter o peso e faz bem para a saúde.

- A comida é para ser apreciada e não devorada, mastigue devagar e aprecie os sabores e temperos.

- Abuse de saladas, verduras e grelhados, mas com um toque gourmet, é claro.

- Use seu bom senso e não deixe de comer aquilo que você mais gosta.

- Fuja de alimentos gordurosos e da manteiga, prefira os pratos preparados com azeite.

- Exagerou em alguma festa? Malhe mais no dia seguinte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação