postado em 20/07/2009 16:42
Apenas dois meses após dar à luz Nina, sua primeira filha, fruto do casamento com o músico Eduardo Hipólito, Débora Falabella vai ter que interromper a licença-maternidade. Mas por uma boa causa. A atriz, de 30 anos, é uma das estrelas da peça O continente negro, dirigida por Aderbal Freire Filho, que estreou no Rio de Janeiro. %u201CComeçamos a tentar a liberação do teatro para o espetáculo antes de eu saber que estava grávida e só conseguimos agora%u201D, explica ela, que não vê problemas em se dividir entre o trabalho e os cuidados com o bebê: %u201CSe fosse uma peça de três horas, em que eu me desgastasse muito, que não pudesse amamentar. Mas ela tem duração de uma hora. Como também fui criada perto do palco, com meus pais, está sendo até bem tranquilo.%u201D
Filha da cantora lírica Maria Olímpia e do ator, diretor e dramaturgo Rogério Falabella, Débora guarda até hoje as boas lembranças de sua infância nos teatros de Belo Horizonte, onde nasceu e foi criada, e espera que o mesmo aconteça com Nina. %u201CMinha mãe fazia ópera, então para mim era ainda mais encantador ficar na coxia, pequena, vendo aquelas superproduções%u201D, conta ela, que ainda não sabe se levará a filha para o teatro desta vez: %u201CEla ainda é muito pequena e, com bebê, você não consegue planejar muito as coisas. Mas talvez leve sim.%u201D
A atriz, que mora em São Paulo, contará com a ajuda do marido nesta empreitada longe de casa. Eduardo Hipólito ficará com a mulher no Rio. %u201CEle se dispôs a não marcar nenhum trabalho para vir comigo. Então, nós juntos vamos conseguir%u201D, diz ela.
VÁRIOS PERSONAGENS
Em O continente negro, peça que fala sobre desencontros, amorosos ou não, Débora faz três personagens um tanto polêmicos: uma lolita que se apaixona pelo professor de pintura, uma moça desajustada que se envolve com o marido da irmã, e uma mulher que vive um relacionamento intenso %u2014 que inclui apanhar do namorado. No palco, o público não verá nem sombra de alguém que acabou de ter filho. A atriz está tão esbelta quanto antes da gravidez. %u201CTive parto normal e estou amamentando, então isso contribui%u201D, diz ela, que além de poder ser vista na pele de Duda na reprise de Senhora do destino, a partir desta semana estará no ar na Globo, na minissérie Som & fúria.
No programa, gravado ano passado, quando Débora ainda estava grávida, ela interpreta Sarah, atriz que é convidada a integrar a companhia para fazer o papel de Julieta. %u201CSempre esbarrei com a Julieta em testes e peças que não estrearam, mas nunca tinha feito. Já estava passando da idade%u201D, brinca ela.
CABELO PARA DIFERENCIAR
Dreadlocks
Para compor a Sarah de Som & fúria, Débora ousou: fez dreadlocks. %u201CComo a personagem é muito próxima de mim, é atriz também, o visual desencanado que ela tem ajuda a nos diferenciar%u201D, diz ela.
Nada de novela
Débora nega os rumores de que vai fazer a vilã da próxima novela das sete, Bom dia, Frankenstein, de Bosco Brasil: %u201CEstou de licença até outubro e espero poder curtir muito a minha filha até lá%u201D.