Importante para a formação musical é o talento
Diversão e Arte

Importante para a formação musical é o talento

Durante muito tempo, uma das exigências para que a mulher fosse prendada é que ela tocasse piano. Por outro lado, instrumentos como a tuba ou a percussão que exigiam que se apresentassem em grupos ou bandas, tinham que passar longe das mãos femininas. Por isso, seja por tradição ou imposições da sociedade, instrumentos musicais como o piano, o violino e a flauta ficaram estereotipados como femininos, e alguns de sopro, percussão e metais, como masculinos. "Além disso, pelo fato de serem mais pesados como o contrabaixo ou a bateria, ou exigirem um sopro mais potente, no caso da tuba, por exemplo, acabaram tendo mais homens tocando do que mulheres", diz o violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Cláudio Cohen.

[SAIBAMAIS]Porém, as artistas que superaram esses preconceitos asseguram que não costumam encontrar nenhuma dificuldade nesse sentido. "Eu acho que o problema é muito mais social do que físico. Eu, por exemplo, fiquei 4 meses sem tocar quando estava grávida porque a minha capacidade respiratória naquele momento estava menor, e a trompa exige muito do diafragma. Mas fora isso, não tem restrição", diz a trompista Walesca Santa Cruz.

O chefe do Departamento de Música da UnB, Alciomar Oliveira, também não acredita nesses mitos e reitera que o importante para a formação musical é ter talento e dedicação. "O essencial é que homens e mulheres sejam bons profissionais", destaca.

Diversão e Arte

Importante para a formação musical é o talento

Durante muito tempo, uma das exigências para que a mulher fosse prendada é que ela tocasse piano. Por outro lado, instrumentos como a tuba ou a percussão que exigiam que se apresentassem em grupos ou bandas, tinham que passar longe das mãos femininas. Por isso, seja por tradição ou imposições da sociedade, instrumentos musicais como o piano, o violino e a flauta ficaram estereotipados como femininos, e alguns de sopro, percussão e metais, como masculinos. "Além disso, pelo fato de serem mais pesados como o contrabaixo ou a bateria, ou exigirem um sopro mais potente, no caso da tuba, por exemplo, acabaram tendo mais homens tocando do que mulheres", diz o violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Cláudio Cohen.

[SAIBAMAIS]Porém, as artistas que superaram esses preconceitos asseguram que não costumam encontrar nenhuma dificuldade nesse sentido. "Eu acho que o problema é muito mais social do que físico. Eu, por exemplo, fiquei 4 meses sem tocar quando estava grávida porque a minha capacidade respiratória naquele momento estava menor, e a trompa exige muito do diafragma. Mas fora isso, não tem restrição", diz a trompista Walesca Santa Cruz.

O chefe do Departamento de Música da UnB, Alciomar Oliveira, também não acredita nesses mitos e reitera que o importante para a formação musical é ter talento e dedicação. "O essencial é que homens e mulheres sejam bons profissionais", destaca.

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" alt="logo" height="25" width="185">

Correio Braziliense