postado em 05/08/2009 19:35
Quase dois anos depois do lançamento do álbum "In Rainbows", o grupo de rock britânico Radiohead disponibilizou em seu site nesta quarta-feira uma nova música homenageando o ex-soldado Harry Patch, um dos últimos veteranos da Primeira Guerra Mundial, falecido no dia 25 de julho.
A ideia de "Harry Patch (In Memory Of)", que pode ser baixado no site oficial da banda por uma libra esterlina (1,70 dólar), foi inspirada oir uma entrevista que o veterano britânico concedeu à BBC em 2005.
"Ouvi essa entrevista muito emocionante com (Harry Patch) há alguns anos (...). A maneira como ele falou da guerra teve um efeito profundo em mim", explicou o vocalista do Radiohead, Thom Yorke.
"(A entrevista) se tornou a inspiração para uma canção, que por acaso gravamos algumas semanas antes de sua morte", acrescentou.
"Seria muito fácil que nossa geração esquecesse o horror da guerra, sem pessoas como Harry para nos lembrar", estimou Yorke. "Espero que não esqueçamos".
A música retoma as palavras de Patch, que lutou na célebre batalha de Passchendaele, na Bélgica, em 1917, na qual 70.000 soldados britânicos morreram.
"Eu sou o único que sobreviveu, os outros morreram onde quer que tenham caído", diz a letra. "Vi o inferno nesta terra, a próxima será química, mas eles jamais aprenderão".
Todo o dinheiro arrecadado com a compra da música será destinado à Legião Real Britânica, que ajuda veteranos das Forças Armadas do Reino Unido.
Com a morte de Patch - cujo funeral deve acontecer na quinta-feira na cidade inglesa de Wells -, restam apenas dois sobreviventes da Primeira Guerra Mundial.