Diversão e Arte

Experiência da viagem inesquecível motiva cada vez mais pessoas a compartilhar suas jornadas em relatos e cadernos de memória

postado em 23/08/2009 07:48
;O mundo é como um livro, e aqueles que não viajam leem apenas a primeira página.; A frase do filósofo e teólogo Santo Agostinho não deixa de ser uma provocação. Cruzar fronteiras ou mesmo redescobrir a própria cidade pode abrir muitas portas ao peregrino.

A riqueza de experiências proporcionada por uma viagem com frequência ultrapassa as paisagens pasteurizadas dos roteiros turísticos convencionais e dos sites de empresas do ramo. Os bons relatos de uma jornada costumam ser pessoais e repletos de impressões.

[SAIBAMAIS]Como no caso do advogado e empresário Celso Kaufman, que desbrava livrarias de todo o mundo para encontrar as melhores histórias. Após cada percurso, faz questão de registrar tudo o que o surpreendeu. Já a funcionária pública Lilian Nardo Freire confecciona álbuns que reúnem, além de fotos, ingressos, retalhos de tecido e até mesmo um pouco de areia das praias por onde passou. Mais que simples cartões-postais, esses e outros relatos presentes nas próximas páginas servem como guias alternativos de viagem. Embarque também neste universo de cores, cheiros, texturas e olhares.

; Em todos os países do mundo

Juntos há 15 anos, o defensor público Adriano Carlos Oliveira Silva e a procuradora Ingrid Patrícia Félix da Cruz não conseguem contar suas histórias sem fazer declarações de amor mútuo. Nas lembranças das viagens marcantes, o outro sempre está presente. E não foram poucas. Os dois já percorreram mais de 40 países, além de conhecer o Brasil inteiro. O ímpeto de descobrir o planeta surgiu de Patrícia. Adriano se entusiasmou. A partir daí, as histórias, o planejamento e o apreço pela vida contagiaram também os amigos. Os dois agora são referência para viagens, dão dicas para muitos, organizam roteiros e, por vezes, acompanham outros casais pelo mundo.

As viagens vão além dos pontos turísticos. Eles sabem como visitar as cidades, participando da vida social delas: vão a restaurantes, conhecem pessoas, aprendem as menores diferenças entre cada povo. Uma de suas atividades preferidas, por exemplo, é conhecer os supermercados e tudo que esse local diz sobre a cultura. E, sempre que voltam, aproveitam Brasília ainda mais à luz do novo que desbravaram. Saem com os amigos, se divertem com a cultura local. Outra dica é abusar do bom humor. Rir das situações é obrigatório. Quanto mais absurda e inesperada, mais engraçada ela pode se tornar. Como quando decidiram comer num restaurante comunitário na Polônia. Sem nenhuma ajuda de cardápio em inglês, aventuraram-se a escolher os pratos pelos nomes sem ter a menor ideia do que significavam.

;O plano é ir a todos os países do mundo;, anima-se Adriano. Sobre a dificuldade, ele responde que vistos, passagens, reservas, tempo e dinheiro são tarefas que se tornam mais fáceis com a prática. De resto, basta vontade e espírito de aventura. E isso ambos têm de sobra. ;Muitas pessoas têm medo de viajar por causa das dificuldades que podem enfrentar. Mas sempre tivemos experiências positivas, mesmo em lugares distantes, de línguas diversas, como a Rússia;, explica Patrícia.

; Conhecer para recordar

Uma boa gargalhada relembra a primeira viagem internacional de Lilian Nardo Freire, 50 anos. O ano era 1984. No aeroporto, Lili (como prefere ser chamada) transbordava ansiedade. Com o marido, ela ia realizar o sonho de conhecer o continente europeu. Destino? Portugal, Espanha, Itália, França e Bélgica, em 45 dias. Qual não foi a decepção da funcionária pública ao ver um avião, que tanto parecia com o dela, alçar voo. ;Achei que ele estava partindo sem a gente. Meu marido até hoje ri com essa história.;

Após o estresse, tão comum em marinheiros de primeira viagem, Lili orgulha-se de um passaporte para lá de carimbado: 25 países. ;É bom viajar, mas melhor ainda é voltar para o Brasil;, enfatiza. Por isso mesmo, não deixou em segundo plano a curiosidade de percorrer sua terra natal de norte a sul, onde conheceu 15 estados. Acompanhada pelo marido, filhos ou amigas, ela planeja minuciosamente cada destino. Livros, revistas especializadas e sites norteiam os roteiros da viajante, que descobriu outro suporte: as embaixadas. ;Em Brasília, temos essa vantagem porque elas fornecem mapas, roteiros turísticos e outras dicas.;

No desembarque, a ansiedade volta a tomar conta de Lili, dessa vez por outro motivo: as recordações vão parar num álbum de viagens muito especial. ;Sempre tive o hábito de revelar as fotos, mas há cinco anos faço diferente. Começou quando entrei numa loja e vi: ;Aqui, tudo para fazer um scrapbook;. Fiquei encantada e decidi experimentar;, conta. Desde então, cada viagem ganha um grande álbum repleto de anotações, enfeites, páginas coloridas, adesivos, fitas e até mesmo areia de praia. ;Abrir o scrapbook me proporciona uma outra viagem. E para quem não conhece, a oportunidade de viajar junto;, brinca.

; Viajar como Terapia

Boas ideias costumam surgir nos momentos mais inusitados. Foi assim com a jornalista norte-americana Karen Schaler, autora do livro Travel Therapy: Where do you need to go? (em livre tradução: A terapia da viagem: para onde você deve ir?), ainda inédito no Brasil. Numa aula de spinning, às 5h30 da manhã, Karen teve um estalo: "Eu preciso de uma terapia de viagem". Em 2007, a jornalista acabara de passar por um rompimento amoroso e uma crise de estresse, após cobertura jornalística no Afeganistão pela TV ABC. Decidida a mudar de ritmo, abandonou o emprego e partiu numa viagem pelo mundo. O resultado pode ser conferido nas várias sugestões descritas no livro.Testes auxiliam os leitores a identificar o roteiro certo para cada momento da vida. Por exemplo, se você passou por um término de relacionamento, que tal experimentar um mergulho com tubarões na Ilha de Guadalupe, Califórnia (EUA)? E se o momento é ser voluntário em países onde a ajuda humanitária é escassa, o que acha de trabalhar numa organização não governamental na África? O conceito nada mais é, segundo a autora, que propor uma pausa na rotina para viajar, relaxar e experimentar outras vivências. Quer tentar?

; Teste - Para um coração partido

1. Neste momento você está com ânimo de:
Fazer alguma loucura
Entrar numa corrida
Tirar um cochilo

2. Se você está na praia de férias, provavelmente vai:
Fazer um mergulho
Correr na areia
Tomar um drink na praia

3. Por causa desse término amoroso, você está:
Chorando de vez em quando
Trabalhando sem parar
Não para de chorar

4. A atividade de sua preferência é:
Saltar de pára-quedas
Andar de bicicleta
Fazer aulas de ioga

5. Sua ideia de uma tarde de sábado divertida é:
Subir montanhas de bicicleta
Fazer trilhas com amigos
Curtir um bom livro

6. Com que animal você acha que se parece mais:
Tubarão
Macaco
Peixe

7. Qual é seu drink favorito:
Margaritas
Drinks descolados
Chá

8. Qual veículo você escolheria:
Um carro esportivo
Um 4X4
Um luxuoso Sedan

9. Sua ideia de um primeiro encontro perfeito é:
Saltar de pára-quedas
Trilhas
Jantar

10. Melhor compra?
Seguro de vida
Kit atlético
Produtos de Spa

Se você escolheu em maior número:
(a): está na hora de procurar aventuras ousadas, tanto no aspecto mental, quanto físico (mergulho com tubarões na Ilha de Guadalupe, localizada em San Diego, Califórnia (EUA) pode ser uma boa).
(b): nessa categoria, você mal terá tempo de pensar no relacionamento que não deu certo, pois estará centrado em uma atividade física (sugestão:arvorismo em Puerto Rico).
(c): que tal relaxar corpo, mente e espírito? (sugestão da autora: Bali, Indonésia)

; Teste - Ajudar o próximo

1. Você prefere:
Construir algo
Brincar com crianças
Reciclar

2. Você tem mais aptidão em:
Manusear um martelo
Ler para crianças
Trabalhar com plantas e animais

3. Você prefere comprar:
Um kit de ferramentas
Brinquedos
Botas para montanhismo

4. O que soa melhor:
Uma semana inteira dedicado a um projeto de construção
Uma semana com crianças
Uma semana curtindo a natureza

5. Com o que você prefere trabalhar:
Adultos
Crianças
Natureza

6. Os projetos mais instigantes são quando:
Você pode ver fisicamente a mudança
Há uma recompensa emocional
O que você faz não deixa nenhum prejuízo ao meio ambiente

Se você escolheu em maior número:
(a): como voluntário, você colocará mãos à obra e poderá ver o resultado (sugestão: trabalhar na organização internacional Habitat for Humanity, na Jordânia).
(b): nessa categoria, lidar com crianças vai alimentar seu espírito (ser voluntário em projetos assistenciais com crianças na África pode ser uma boa).
(c): ajudar a causa ambiental permitirá um maior contato com a natureza (sugestão: trabalhar na organização ProWorld Service Corps, no Peru)

; Teste - Prescrição Médica (se você passou por algum problema de saúde recente)

1. Você está com ânimo para:
Afundar os pés na areia
Uma relaxante massagem facial
Ler um livro em casa

2. Você prefere:
Descansar na praia
Relaxar num spa
Estender as pernas num sofá

3. Você está preparado para:
Sol e surf
Um confortável roupão e chinelos
Uma comidinha caseira

4. Você prefere ficar:
Na praia
No spa
Em casa

5. A ideia de alugar uma casa de praia:
Pode ser legal
Não parece boa
Parece perfeita

6. Uma ótima refeição seria:
Surfar e descansar
Alguma coisa saudável
Um churrasco

7. Você está desejando viajar:
Sem limites
Apenas até onde precise ir
Exceto para fora do país

8. Neste exato momento você precisa de:
Uma caminhada na praia
Um bom tratamento de spa
Uma casa longe de casa

9. Você prefere:
Sair de casa
Ser mimado
Mudar de ambiente

Se você escolheu em maior número:
(a): hora de colocar seu óculos de sol, preparar sua mala e curtir o litoral (sugestão da autora: curtir o sol e o mar das Ilhas Virgens Britânicas).
(b): chegou a vez de ser mimado numa temporada de spa (relaxar na ilha de Maui, no Havaí (EUA), pode ser uma boa pedida).
(c): o que você precisa é de um local onde se sinta em casa (sugestão: alugar uma casa ou trocar de casa com alguém que mora, por exemplo, em Malibu, Califórnia)
Mais informações sobre o livro no site www.traveltherapytrips.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação