Diversão e Arte

Jovem músico brasiliense Daniel Santiago apresenta CD autoral, de hoje a sexta

Irlam Rocha Lima
postado em 25/08/2009 22:46
O violonista Daniel Santiago toma a linguagem do jazz para conduzir seu trabalho no CD MetrópoleDaniel Santiago é da geração de músicos brasilienses que migraram para o Rio de Janeiro no começo desta década e que hoje se destacam nacional e internacionalmente. O violonista, integrante do grupo Brasilianos(1), traz no currículo trabalhos com nomes do primeitro time da MPB, como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Wagner Tiso e Dominguinhos.

Em 2006, Daniel havia feito o CD On the way voltado somente para o mercado norte-americano e distribuído pelo selo Adventure. Com o título Metrópole, finalmente, acaba de sair no Brasil, pela Rob Digital, o primeiro álbum solo do instrumentista. No último dia 4 o álbum foi lançado na Modern Sound, no Rio de Janeiro; e de hoje a sexta-feira, às 21h45, haverá o lançamento no Clube do Choro, em show pelo projeto Dorival para Sempre Caymmi.

;Esse é um trabalho que reúne 12 temas, compostos por mim entre 2001 e o final de ano passado. Neles busquei imprimir linguagem pessoal, criada a partir de influências de diversos gêneros brasileiros e estrangeiros;, afirma. O próprio Daniel assina a produção musical do Metópole, ao lado de Marcos Portinari.

Responsável também pelos arranjos e pela escolha dos músicos que o acompanhou nas gravações, ele procurou selecionar instrumentistas de sólida formação erudita, ;inovadores na maneira de tocar e pensar música;. São eles, Vitor Gonçalves (piano), Guto Wirtti (contrabaixo), Josué Lopez (sax), Edu Ribeiro e Márcio Bahia (bateria).

;Preparei os arranjos do Metópole para essa formação. Ao criá-los, procurei valorizar a participação de todos os instrumentos, que cumprem um papel especial no desenvolvimento harmônico de cada tema;, explica. O repertório do disco é aberto por Cidade velha, composta depois de uma viagem de Daniel a Jerusalém.

Mesmo passeando pela rica diversidade rítmica brasileira ; do samba à música sacra mineira ; Daniel toma, claramente, a linguagem do jazz como referência. Isso pode ser observado, por exemplo, em faixas como Na chuva, Samba gregoriano, Filhos de guerra, Salamandra, Milagre e Dentro da gente, e no tema título. Carta pro mundo foi composta ainda em Brasília. ;Comecei a tocá-la no Trio Brasília Brasil, que contava, também, com Hamilton de Holanda e Rogério Caetano. Agora ao gravá-la, adaptei para a sonoridade do quinteto.;

Todo o repertório do Metrópole será mostrado no show do Clube do Choro, no qual Daniel terá ao seu lado os músicos que o acompanham no CD, menos Márcio Bahia e Edu Ribeiro, que serão substituídos por Cuca Teixeira. Para homenagear Caymmi ele escolheu os clássicos Só louco e Você não sabe amar. ;Lançar o disco no Clube do Choro tem um significado especial, por se tratar de um dos lugares mais importantes onde já me apresentei, sem falar que fica em Brasília, minha cidade natal;, revela.

1- Premiados
Daniel Santiago tem Hamilton de Holanda (bandolim), Gabriel Grossi (gaita), André Vasconcellos (baixo) e Márcio Bahia como companheiros no Brasilianos, que conquistou o Prêmio Tim em 2007, como melhor grupo instrumental. No mesmo ano recebeu indicação para o Grammy Latino na categoria melhor disco de música instrumental, concorrendo com nomes consagrados como Chick Corea e Bela Fleck.

DANIEL SANTIAGO
Show do violonista e banda de hoje a sexta-feira, às 21h45, pelo projeto Dorival para Sempre Caymmi. No Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599. Amanhã, às 18h, também no Clube do Choro, Santiago ministra workshop de violão, com entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação