Agência France-Presse
postado em 26/08/2009 16:40
O "Big Brother", que perdeu audiência em suas últimas edições, se despedirá da TV britânica em 2010, após a divulgação da décima primeira temporada, anunciou nesta quarta-feira a rede privada Channel 4, argumentando que a fórmula tinha chegado ao "fim natural".O polêmico ;reality show;, que começou a ser exibido com grande sucesso em 2000, atrai hoje cerca de dois milhões de espectadores por programa, muito abaixo do recorde de 10 milhões de pessoas que acompanharam o final da terceira temporada, em 2002.
Essa edição foi a que alçou para a fama Jade Goody, a participante mais famosa do programa britânico, que há alguns meses viveu também diante das câmeras as últimas semanas de sua dramática luta contra um câncer.
Estima-se que naquela época o programa gerasse cerca de 68 milhões de libras de lucro anual.
Mas o diretor do Channel 4, Kevin Lygo, insistiu nesta quarta-feira que a decisão foi tomada por motivos criativos, não econômicos.
"O Big Brother ainda é rentável (...) mas o Channel 4 tem como objetivo defender novas formas de criatividade", acrescentou, indicando que o programa tinha chegado ao seu "fim natural".
O "Big Brother" nasceu na Holanda e fez sucesso em dezenas de países nos cinco continentes, reunindo os participantes em uma casa com câmeras por todos os lados durante semanas, o que faz do telespectador uma espécie de "voyeur".