Diversão e Arte

Cria da Cidade: a fé de Galeno

postado em 27/08/2009 08:15

Galeno senta no banco próximo da Igrejinha da 108 Sul para falar da vida de artista. Quando começa a articular as primeiras palavras, chega um distinto senhor de nome Sérgio. Ele pede licença e faz uma pergunta que, há dias, o intriga.
; Com todo respeito à sua arte, gostaria só de saber. Por que a santa não tem rosto?
Sereno, como lhe é peculiar, Galeno encontra gosto para responder e defender uma ideia.
; É para que cada mulher (a doméstica, a médica, a dona de casa, a engenheira) se identifique e coloque o seu rosto na santa, naquele espaço em branco.
O senhor ouve atento. Aos poucos, vai se alimentando da realidade subjetiva do artista, da poética de Galeno para compor a aparição de Nossa Senhora em Fátima. O criador se fortalece com as palavras. Passou dias difíceis em meio à polêmica desse painel. Mas está bem. Sabe que a verdadeira arte pertence ao campo das múltiplas interpretações. Não reproduz a realidade, mas faz com que as pessoas pensem de outra forma sobre o que os olhos costumaram a ver.
A estética de Galeno está evidente no painel da Igrejinha, patrimônio da humanidade. A equipe do Cria da Cidade encanta-se com a poética dos traços e dos desenhos coloridos que ziguezagueia pelo templo. A pureza dos jogos infantis correm às paredes com pipas. Artista radicado em Brazlândia, Galeno construiu um estilo inconfundível, assim como foi o de Volpi, que era o autor do painel original apagado por ;equivocadas; pinturas. A sensação que fica ao contemplar é felicidade e volta à infância.
; Nossa Senhora apareceu para crianças, pontua.
Enquanto explica cada detalhe da obra e de sua feitura, chegam à igreja alguns devotos. Oram, contemplam e se comunicam com Galeno com um ar de afeto. A senhora que cuida do altar, ajeita as flores, dirige-se a ele, com tanto carinho e respeito, que nasce um sentimento de paz e bom senso, como deve imperar numa casa ecumênica.
; Sou católico, confessa Galeno, artista-orgulho do Distrito Federal.


Se quiser participar do Cria da Cidade, mande uma sugestão de artista nascido ou radicado no DF para o e-mail sergiomg.df@diariosassociados.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação