Agência France-Presse
postado em 31/08/2009 16:29
Washington - A Walt Disney adquiriu nesta segunda-feira (31/8) o maior time de super-heróis do mundo, ao anunciar a compra por quatro bilhões de dólares da Marvel, ícone americano dos quadrinhos que lançou o Homem Aranha, o Homem de Ferro e os X-Men, que agora dividirão a casa com Mickey Mouse e companhia.
O estúdio anunciou ter fechado um acordo para comprar a Marvel Entertainment Inc. em troca de pagamento em dinheiro e ações no valor de quatro bilhões de dólares.
"Acreditamos que somando a Marvel a um único portfólio de marcas da Disney teremos significativas oportunidades de crescer e criar valor a longo prazo", declarou o presidente e diretor executivo da Disney, Robert Iger.
A compra de Marvel "ilustra o rumo estabelecido pela Disney sobre a criação de conteúdos de qualidade", explicou.
O diretor executivo da Marvel, Ike Perlmutter, também comemorou a negociação: "A Disney é o lar perfeito para o arquivo de personagens da Marvel, dada sua comprovada habilidade para ampliar a criação de conteúdos e empreendimentos.
"Esta é uma oportunidade sem precedentes para a Marvel de fortalecer sua vibrante marca, tendo acesso à formidável organização global e infraestrutura da Disney em todo o mundo", completou.
Perlmutter continuará supervisionando as propriedades da Marvel, que incluem Marvel Studios, Marvel Animation e Marvel Comics, e "trabalhará diretamente com linhas globais de negócios da Disney para (...) integrar o patrimônio da Marvel", conclui o comunicado.
Além de Homem Aranha, Homem de Ferro e X-Men, o elenco de mais de 5.000 personagens da Marvel inclui o Capitão América, o Quarteto Fantástico e Thor, entre outros.
Esta é uma das maiores compras da Disney desde a aquisição da Pixar, em 2006, por 7,4 bilhões de dólares.
A Disney pagará um preço alto para ficar com a Marvel Entertainment, que no ano passado registrou lucros de menos de 700 milhões de dólares, com apenas 205 milhões de lucro líquido.
Disney e Marvel anunciaram que os acionistas da Marvel receberão 30 dólares por título em dinheiro e aproximadamente 0,745 de ação da Disney por cada ação da Marvel - um aumento de 29% sobre o valor da Marvel na sexta-feira na Bolsa de Nova York.
Com base na cotação de fechamento da ação da Disney na sexta-feira passada, o valor da negociação é de 50 dólares por cada ação da Marvel - ou aproximadamente quatro bilhões de dólares.
A oferta foi aprovada pela diretoria dos dois grupos, e espera agora o aval dos acionistas e das autoridades competentes, o que fez com que a ação da Marvel disparasse 25,20%, a 48,38 dólares até as 16H00 GMT. A ação da Disney, por outro lado, caíam 3,46%, a 25,91 dólares.