postado em 04/09/2009 08:14
A Ãgora, praça em torno da qual crescia a democracia grega, era como uma grande feira livre com comércio, arte, gastronomia, lazer e polÃtica. O amontoado de gente e ideias chega muito próximo ao que é hoje a Universidade Livre de Música, escola com cursos gratuitos ligada ao Centro Tom Jobim, em São Paulo. No lugar de dinheiro, entretanto, as notas se somam em compassos, versos e ritmos para fazer nascer uma nova geração de músicos da cidade. No centro, a cantora Dani Gurgel reuniu muitos desses jovens no projeto Dani Gurgel e Novos Compositores, na estrada desde 2007. O resultado virou álbum %u2014 o terceiro da cantora %u2013 a ser lançado no próximo dia 12, no Auditório Ibirapuera.
O nome do disco, Agora, lembra a praça grega pela grafia e apelo democrático, mas tem o objetivo de remeter ao presente. Os participantes lançaram, quando muito, apenas um CD. Espalharam composições pelas redes sociais da internet e participaram de shows com artistas experientes. "O projeto começou em 2007 com quatro colaboradores. A cada apresentação que a gente fazia, mais pessoas apareciam, apresentavam composições", conta Dani Gurgel, que na época batalhava espaço para levar o trabalho a palcos da cidade.
Pelas salas de aula da Universidade Livre de Música, onde a cantora tocava saxofone na big band regida por Roberto Sion, passaram Wagner Barbosa, MaurÃcio Fernandes e Léo Versolato, além de músicos admiradores que se agregaram ao grupo de 23 compositores que participam do Agora. "Em época de download de CDs, MP3 e sites de divulgação de música, quando alguém abre uma porta no mercado fonográfico, tem que tentar levar junto o maior número de outros artistas", acredita Dani. O lançamento foi possÃvel com o apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo e do selo americano ArtistShare, que coloca o projeto à venda ainda antes da conclusão. Quem apadrinha o CD pode acompanhar, pela internet, o desenvolvimento das músicas.
Cada um com seu estilo, os jovens de São Paulo imprimiram no álbum influências de ritmos seculares, do jazz ao afoxé, e adicionaram frescor caracterÃstico de quem não tem medo de experimentar. Na faixa De casa, Léo Versolato deu a Dani a missão de colocar letra na melodia com pegada jazz que, segundo o compositor, tinha ares de sÃtio. Desafio aceito, a música ganhou história de viagem com volta para casa. O samba ligeiro Linha de pipa, que abre o CD, surgiu da amizade antiga de Dani Gurgel com Vinicius Calderoni, mais conhecido pelas apresentações ao lado de Fabiana Cozza no bar Grazi a Dio, na Vila Madalena. E de uma música de Demetrius Lulo com letra de Wagner Barbosa, Dani Gurgel fez um samba com três vozes, cavaquinho e flauta lado a lado para acompanhar a mistura de estilos de mais uma geração de talentos. O CD é uma mostra do trabalho desses artistas, da mistura organizada de ritmos que nasce entre bares e estúdios da Grande São Paulo.
AGORA
De Dani Gurgel e Novos Compositores, produzido por Thiago Rabello. Lançamento ArtistShare, 10 faixas. À venda no site http://danigurgel.artistshare.com, por US$ 18,95 (aproximadamente R$ 36).