Diversão e Arte

Com Síndrome de Pinnochio - Refluxo, o brasiliense Thiago Moysés enfrenta superproduções para concorrer ao Oscar

postado em 10/09/2009 07:21

A dimensão ainda está sombreada pelo susto. Da pré-seleção constam 10 títulos para a indicação brasileira ao Oscar de 2010. Thiago Moysés, cineasta brasiliense de apenas 27 anos, entrou na seleta lista com Síndrome de Pinnochio ; Refluxo. Não se pode nem dizer que seu azarão é de baixo orçamento. Custou míseros R$ 2 mil. Com seu trabalho, ele avança em um território de fabulosas superproduções nacionais já com bandeira da vitória hasteada.

O filme representa um furacão não só pela candidatura à vaga quase que acidentalDo sonho veio a realidade, ou o contrário? Thiago aponta o primeiro registro de Síndrome de Pinnochio para a adolescência. Tinha 17 anos, e vislumbrava com seriedade a carreira como cineasta. Pensava em roteiros. Anos depois, já com passos na trilha do cinema, um sonho trouxe de volta a ideia antiga. Hoje, o filme sonhado disputa lado a lado com candidatos poderosos à vaga para o Oscar, como o também brasiliense Se nada mais der certo, de José Eduardo Belmonte; Jean Charles, com o badalado Selton Mello no papel do protagonista; Budapeste, dirigido por Walter Carvalho; ou o mais cotado Besouro, de João Daniel Tikhomiroff. Para Moysés, tudo ainda não soa completamente real. Ou palpável.

;Não estou nem cogitando ser selecionado;, desvia o cineasta, um dos faz-tudo da produtora I-mage. ;A ficha está caindo devagarinho. Fico preocupado em dar entrevista. Posso falar alguma coisa errada.; A atenção da mídia é novidade, mas o discurso demonstra solidez. Thiago raramente se refere à primeira pessoa ; mesmo no que diz respeito ao filme. Usa sempre o ;nós; para destacar o trabalho coletivo da I-mage.
Aos 17 anos, Thiago submeteu a paixão que despertara na infância a um teste. Ficou um mês confinado no Rio de Janeiro para um curso intensivo com o diretor Roberto Salvá, espanhol radicado no Brasil (A menina do lado). ;Ali descobri que ia mexer com cinema. Tinha talento;, recorda. O experimento começou com um pouco mais de seriedade no curta Joana, a arma: vingança. Filmado em VHS, o filme amador causou polêmica numa mostra do Sigma, em que estudava. Chegou a ser cortado no meio da exibição. ;Na votação, os professores não gostaram. Mas o júri convidado de fora da escola, e envolvido com cinema, deu nota máxima.;

Em Síndrome de Pinnochio ; Refluxo ele assina diversos cargos. É diretor, produtor, montador, roteirista e diretor de fotografia. A atuação em múltiplas funções é não só uma adaptação para questões essenciais do cinema independente, como baixo orçamento, falta de equipe. É filosofia que segue na profissão. A ideia conecta dois momentos. Um deles aos cinco anos, quando o pai posicionava Thiago em frente da tevê para se distrair com os filmes de Alfred Hitchcock. O mestre do suspense, relembra o diretor, conhecia com profundidade todas as etapas de produção de uma obra da sétima arte. Daí a inspiração.

;Fui diretor de arte, de fotografia, técnico de som, montador. Cometendo erros e acertos ; muitos erros ; fiz de tudo;, enumera. Até dublar personagem quando foi necessário ele topou. Explica o estilo mil e uma utilidades: ;Posso ter controle da minha obra respeitando os outros artistas;, afirma. O outro momento corresponde ao período da faculdade. Thiago estudou cinema na Universidade de Brasília (UnB). ;Sempre refleti sobre as coisas, não só mastigava.; Uma das rupturas que fundamenta sua forma de pensar cinema foi a dissociação dos autores das ideias. Ou seja, o que interessa a Thiago é o quê ; ou o conteúdo ; e não quem olha por trás da câmera.

Entre os temas que defende estão cinema digital como obra de arte e a redução dos abusos nos orçamentos da indústria. ;A gente tem certeza de que existe um superfaturamento absurdo. Até Hollywood gasta US$ 3 milhões e (depois) demite roteirista!”, compara. ;Fizemos um filme de R$ 2 mil que normalmente custaria R$ 200 mil. Não foi filmado em condições ideais, mas está pronto;. Ele disseca a rotina estabelecida com minúcia pela I-mage. ;Não filmamos mais do que oito horas por dia e fazemos 10 tomadas, 50 a 70 planos nesse tempo. O segredo é uma decupagem precisa, uma planilha completa e decidir tudo antes.; Continua: ;Também não faz sentido ter hoje 100 pessoas em um set.;

O objetivo da aceleração do processo é inclusive pessoal. Thiago quer filmar dois roteiros por ano para manter um fluxo constante de orçamento e produção. ;O cinema é meu ofício. Não vou ser outra coisa. Não faz sentido nenhum;, ressalva. ;Há cinco meses vivo disso. É possível;, garante. No próximo filme, mais um desafio ; dentre tantos que já se incorporaram ao dia a dia da independência: ele quer experimentar a função de operador de câmera e, dessa maneira, aprimorar e compreender um pouco mais do universo da direção de fotografia.

Ascensão rápida

Thiago considera o curta Fobia (2003), em 16 milímetros, como a estreia na trajetória de cineasta. O filme rodou por festivais de Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Ganhou o segundo lugar na escolha do júri popular no Cine Esquema Novo ; Festival de Cinema de Porto Alegre. O melhor desempenho da carreira até então.
Síndrome de Pinnochio ; Refluxo representa um furacão não só pela candidatura à vaga quase que acidental. O filme teve vários capítulos que o ameçaram de reclusão na gaveta. Do abandono do ator escalado para o personagem principal três dias antes de começarem as filmagens até a falta de orçamento para a filmagem, que só contava com o trunfo do equipamento próprio ; o que evitou o gasto com aluguel.

A primeira exibição do filme mostrou na tela praticamente um rascunho do que seria a versão final do filme. Depois da sessão no FicBrasília do ano passado, Síndrome de Pinnochio passou por nova montagem e corte. A versão que ocupou por 20 dias a sala 10 do Cine Academia tem 90 minutos (mais de 40 a menos do que a da preestreia). Pausa para mais uma historinha: num voo turbulento para São Paulo, Thiago sentou ao lado de uma pessoa do marketing de uma operadora de celular que justamente procurava um filme para patrocinar.

A coincidência resultou na promoção de Síndrome de Pinnochio ; Refluxo. E graças ao contato feito no ar durante uma tempestade Thiago completou os requisitos para a candidatura à vaga na pré-seleção. O resultado será divulgado no próximo dia 18, no Rio de Janeiro. ;Nossa produção secreta ; porque a gente produz muito, sai dessa camuflagem. Sai das escuras. Aparece visivelmente;, comemora Thiago. Ele respira e cria fôlego para a próxima jogada.

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