postado em 10/09/2009 09:34
As cores, a religiosidade, as festas e toda a magia da Paraíba estarão em cartaz a partir de hoje na exposição coletiva Arte paraibana. A mostra traz 36 telas de 16 artistas plásticos contemporâneos daquele estado, entre iniciantes e consagrados, dos mais variados estilos e técnicas, transitando do abstrato ao figurativo, da arte naif à escola acadêmica, passando pelo surrealismo, o construtivismo e o expressionismo.;Esta exposição vai proporcionar um longo e significativo passeio pelo melhor da arte produzida na Paraíba. As telas retratam muito do que é o povo paraibano e nordestino também. Os santos, as festas juninas, como a de Campina Grande, o folclore. São pinturas belíssimas, alegres e de alta qualidade;, destaca um dos curadores da mostra, Afrísio Vieira Lima Filho.
[SAIBAMAIS]Organizada pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, a exposição tem como madrinha a embaixadora da boa vontade da Unesco, Lily Marinho, que se encantou com as artes plásticas da Paraíba quando foi presenteada com um quadro do pintor Jeová Carvalho, que retratava o falecido marido dela, o jornalista Roberto Marinho. Além de Jeová, a mostra traz quadros de Alberto Lacet, Alexandre Filho, Chico Ferreira, David Barbosa, Denis Cavalcanti, Elpídio Dantas, Fred Svendsen, Hermano José Guedes, Josenildo Suassuna, Maria José Porto, Rodrigues Lima, Saulo Ais, Wilson Figueiredo, Flávio Tavares e Clóvis Júnior.
;Da rua; para a galeria
Os fãs das artes visuais terão a oportunidade de conferir a terceira exposição da série Da Rua imagem, arte e ação, projeto da Funarte que contribui para o debate sobre a institucionalização da pintura de rua e da intervenção urbana. Entra em cartaz hoje, no Complexo Cultural Funarte, a mostra que vai reunir obras do artista goiano Junior de Paiva e da dupla brasiliense Krishna Passos e Adriana Vignoli. Junior, que é reconhecido pelo trabalho com grafite e intervenções em espaços públicos com desenhos figurativos, vai utilizar como suporte um tapume de quase 30 metros de comprimento, instalado no Espaço Marquise. ;São desenhos com mensagens subliminares e tratam de vários temas como o universo feminino e o medo. O grafite é um material que gosto muito de trabalhar, além dos pigmentos, da caneta marker e do rolinho de pintar parede. Será a primeira vez que o público de Brasília vai conhecer as minhas obras e estou com muita expectativa;, revela. Já Krishna Passos e Adriana Vignoli vão apresentar PlastiCidade, exposição multimídia interativa em que imagens dos visitantes da galeria se sobrepõem, em uma tela, a imagens de pessoas que se encontram em diferentes pontos da cidade.
EXPOSIÇÃO COLETIVA ARTE PARAIBANA
Aberta para visitação de hoje a 1; de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30, na galeria do 10; andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Entrada franca. Informações: 3215-8080.
DA RUA: IMAGEM, ARTE E AÇÃO
De hoje a 8 de novembro, diariamente, das 9h às 21h, na Galeria Faya Ostrower e no Espaço Marquise no Complexo Cultural Funarte Brasília (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções). Entrada franca. Informações: 3322-2029