Diversão e Arte

Estão abertas as inscrições para a 3° Mostra Cine Periferia Criativa

postado em 11/09/2009 15:15
Brasília abre cada vez mais as portas para o cinema independente. Por toda a cidade, a arte é base para diversos eventos culturais e uma oportunidade para a divulgação de produções do país inteiro e daqui. É com esse pensamento que a Central Única das Favelas do Distrito Federal (CUFA-DF) promove a terceira edição da Mostra Cine Periferia Criativa. Até o dia 30 de outubro, cineastas - profissionais ou não - podem se inscrever pelo site www.cineperiferia.com para participar do evento, que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no Museu Nacional da República. "Vamos aproveitar esse mês porque é um período de comemorações importantes para nossa cultura, como a celebração ao Dia da Consciência Negra e ao Dia da Favela", diz uma das produtoras do festival, Claudia Maciel.

"O objetivo da mostra é valorizar esse tipo de produção e o talento de muitos brasileiros, principalmente dos brasilienses", explica Claudia . Podem ser inscritos filmes com temas de relevância social, documentários de ficção, curtas e longas que abordam o cotidiano das periferias. "Nós sabemos o quanto é difícil produzir um filme e principalmente quanto custa para assistí-lo. Promovendo esse debate, gratuito e de forma acessível, a gente fomenta a construção de novas identidades dentro do mercado cinematográfico e abre as portas para novos talentos".

Como incentivo, a curadoria do festival vai escolher um vídeo que será contemplado com uma bolsa no curso de Edição Não-Linear na Escola de Audiovisual OZI. "Até agora, recebemos mais vídeos do Rio de Janeiro. Nenhum brasiliense se inscreveu ainda, talvez porque pensem que têm que ser apenas filmes inéditos, como outros festivais pedem. Aqui, a oportunidade é democrática: todos podem participar, mesmo que o vídeo já tenha concorrido em edições passadas", afirma Claudia. Além da mostra de vídeos, a CUFA-DF realiza pela segunda vez dentro do Cine Periferia, o Festival de Videoclipes, também com o objetivo de incentivar, apoiar e divulgar a produção audiovisual, bem como a cena musical do Distrito Federal. "Serão entregues troféus para os três primeiros lugares. É uma maneira simples de promover a música independente originária da capital", conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação