Agência France-Presse
postado em 14/09/2009 15:43
Washington - A estreia de O barbeiro de Sevilha foi transmitida ao vivo no estádio de beisebol da capital Washington, numa iniciativa que visa a democratizar e popularizar a ópera.
A ideia foi de Plácido Domingo, diretor-geral da Ópera Nacional de Washington (WNO), que oferece gratuitamente desde 2005 algumas representações ao ar livre para multiplicar seu público.
A estreia de O barbeiro de Sevilha na sala de espetáculos Kennedy Center transmitida para o Estádio dos Nationals, a equipe de beisebol local, coincidiu com a abertura da temporada 2009-2010 e a afluência do público foi tamanha que o sistema de catracas apresentou problemas.
O espetáculo foi exibido no telão do estádio, um dos maiores dos Estados Unidos (450 m2) e, para assegurar a festa, os organizadores não pouparam meios: foram distribuídas camisetas, a "Miss DC" (Miss Washington) apareceu como convidada e até um desenho do Pernalonga foi exibido.
"O objetivo da companhia é tornar a ópera acessível a todos", indicou o espanhol Plácido Domingo.
Em abril do próximo ano, a ópera de Washington apresentará "As bodas de Fígaro", de Mozart.