Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

A Espanha em cinco filmes

Vencedor de três prêmios Goya, o filme La soledad, dirigido por Jaime Rosales, abre a mostra no Cine Brasília

Não são poucos os filmes espanhóis que chegam ao Brasil. Todos os anos, eles estão em festivais, são lançados diretamente em DVD ou até mesmo nas salas de cinema (ainda que geralmente apenas no circuito alternativo). O número, no entanto, é pouco expressivo perante a qualidade e a quantidade do que é feito hoje em dia no país de Pedro Almodóvar. Por isso, a Mostra de Cinema Atual Espanhol se apresenta como oportunidade única de conferir cinco exemplos da recente produção cinematográfica da Espanha na tela grande e com projeção de película.

O evento, que será realizado de hoje a domingo no Cine Brasília, com entrada franca, é uma produção conjunta da Embaixada da Espanha e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento. A escolha dos filmes ficou por conta da assessora cultural da embaixada, Paz Perez. ;Temos uma filmoteca na Espanha e eles nos oferecem os filmes. Solicitei os mais recentes e procurei fazer uma seleção variada para mostrar ao público coisas diferentes. Acho que essa é a principal característica da mostra deste ano. Teremos filmes de terror, drama e comédia;, comenta a curadora.

Serão exibidos os longas-metragens La soledad (drama ganhador de três prêmios Goya para filme, diretor e ator revelação), de Jaime Rosales; Mataharis (drama), de Icíar Bollaín; Bajo las estrellas (comédia dramática), de Félix Bizcarte; Rec (terror premiado no Festival de Cine Fantástico de Sitges, nas categorias diretor e atriz e ganhador de dois Goya por atriz revelação e montagem), de Jaume Balagueró; e Siete mesas de billar francês (drama), de Gracia Querejeta. Os cinco títulos são produções de 2007.

Paz Perez explica que seria possível fazer uma mostra com mais filmes, mas isso implicaria um projeto mais caro. ;As cópias são em 35mm, o que garante uma melhor qualidade. Consideramos que nosso público-alvo prefere ver filmes com esse tipo de projeção. Além disso, precisamos de uma pessoa para colocar as legendas digitais nos filmes; Tudo isso acarreta mais custos. Futuramente, quem sabe, faremos só com DVD, para a mostra ficar mais viável e chegar a mais lugares;, explica.

MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL
De hoje a domingo, às 21h, no Cine Brasília (EQS 106/107). Hoje, La soledad (133min, não recomendado para menores de 14 anos), de Jaime Rosales. Amanhã, Mataharis (95min, não recomendado para menores de 10 anos), de Icíar Bollaín. Sexta, Bajo las estrellas (107min, não recomendado para menores de 14 anos), de Félix Bizcarte. Sábado, Rec (85min, não recomendado para menores de 18 anos), de Jaume Balagueró. Domingo, Siete mesas de billar francês (113min, não recomendado para menores de 14 anos), de Gracia Querejeta. Entrada franca.

Programação
Quarta-feira, 14 de outubro ; La Soledad, de Jaime Rosales
Quinta-feira, 15 de outubro ; Mataharis, de Icíar Bollaín
Sexta-feira, 16 de outubro ; Bajo las estrellas, de Félix Bizcarte
Sábado, 17 de outubro ; REC, de Jaume Balagueró
Domingo, 18 de outubro ; Siete mesas de billar francês, de Gracia Querejeta

Sinópses

La soledad
Adela sai de um pequeno povoado e segue para Madri, onde começa uma nova vida junto a seu filho, de um ano e meio. Ela encontra trabalho e novas amizades, até que algo acontece. A outra protagonista, Antonia, é dona de um pequeno mercado de bairro e vê a sossegada vida ser alterada pelos problemas de suas filhas.
Trailer: http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml

Mataharis

Carmen, Inés e Eva são detetives particulares, mas não se disfarçam nem andam armadas. Fazem compras, trocam fraldas e cuidam de suas vidas amorosas. Enquanto trabalham revelando segredos alheios, as três descobrirão que há mentiras delas próprias que não sabiam enxergar e verdades que não deveriam ser reveladas.
trailer:http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml


Bajo las estrellas
Benito Lacunza é um trompetista libertino e folgado, incorreto e desastrado, que segue a vida aos tropeços. Volta à sua cidade natal, em Navarra, para assistir ao enterro de seu pai. Lá descobre que seu bondoso irmão Lalo, conhecido como ;o ferro; porque faz esculturas com sucata, está quase se casando. Sua namorada é Nines, uma mulher que muito cedo foi castigada pela vida e mãe solteira, que Benito conhece da adolescência. Benito se propõe a salvar Lalo de Nines, mas não contava com Ainara, filha dela, uma menina rebelde e introvertida com quem Benito acabará tendo uma insólita amizade.
trailer: http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml

Rec

Presos dentro de um edifício, uma dupla de bombeiros e uma equipe de televisão terão que enfrentar um horror desconhecido e mortal. Algo sinistro e maligno que está se espalhando sem controle.
trailer: http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml

Siete mesas de billar francés

Ángela e seu filho Guille viajam para a cidade grande por conta da repentina doença de Leo, pai de Ángela e avô do menino. Ao chegar, pouco depois do quente amanhecer de um dia de verão, Charo, amante de Leo, põe Ángela a par da ruína do negócio paterno: um local onde alinham sete mesas de bilhar.
trailer:http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml