postado em 18/09/2009 17:00
O sol nas bancas de revista/ Me enche de alegria e preguiça/ Quem lê tanta notícia... eu vou... O ;sol; a que Caetano Veloso se referia na letra de ;Alegria, Alegria; era o de Reynaldo Jardim, poeta e jornalista que criou o jornal de esquerda ;O Sol;, no obscuro período da ditadura militar. Da cabeça dele saíram diversas ideias que revolucionaram a imprensa e a cultura brasileira. Por isso, o diretor Alisson Sbrana decidiu homenagear a vida e a obra desse verdadeiro ;patrimônio do Brasil; no filme ;Profana Via Sacra;.Mas, para completar a homenagem com um final feliz, a produção do documentário precisa que os brasilienses lotem o Cine Brasília neste sábado (19/9), às 10h30. ;A última cena do filme acontece dentro de uma sala de cinema. As pessoas estão sentadas, assistindo a um filme, e de repente aparece o Reynaldo Jardim lendo o último trecho de ;Manifesto do Poema Abstrato;. Aí a plateia bate palmas;, explica a produtora, Liana Farias. Segundo ela, quando o poeta entrar, o público pode bater o pé, assobiar, gritar, enfim, se manifestar ; de preferência, com o mesmo ;temperamento anárquico; do homenageado.
O cinema mais tradicional da cidade fica na entrequadra 106/107 sul, de frente para o Eixinho. A produção do filme espera reunir 500 pessoas no Cine Brasília. ;Vamos distribuir pipocas e brindes;, diz a produtora. Entre os figurantes que já confirmaram presença, estão alguns dos mais ilustres representantes da cultura brasiliense, como o cineasta Vladimir Carvalho, o poeta Nicholas Behr e o artista plástico Paulo Iolovitch (Azul).
Reynaldo Jardim
Nelson Rodrigues, Arnaldo Jabor, Ziraldo, Zuenir Ventura, Ruy Castro, Henfil, Chico Buarque, Clarice Lispector ... É enorme a lista de personagens importantes da cultura brasileira moderna que têm alguma conexão com o poeta e jornalista. Aos 82 anos, Reynaldo Jardim se prepara para lançar mais uma obra, a antologia ;Sangradas Escrituras;. O livro vai reunir a síntese do que Reynaldo Jardim produziu em 64 anos de poesia e mais alguns trabalhos recentes, como o ;Manifesto do Poema Abstrato;.
Onde: Cine Brasília (entrequadra 106/107 sul, de frente para o Eixinho)
Quando: Neste sábado (19/9), às 10h30
Contato: Liana Farias (produtora), no telefone (61) 8469-6035