postado em 19/09/2009 19:51
BrasÃlia foi literalmente dividida ao meio neste sábado (19/9). Enquanto milhares de cristãos lotavam o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, desde à s 8h30, na 14ª edição do Hallel BrasÃlia, jovens e adultos amantes do rock prestigiaram o primeiro dia do Festival Porão do Rock, na Esplanada dos Ministérios. A maratona de apresentações das 40 bandas foi iniciada à s 17h quando subiu ao palco a banda Super Stereo Surf. Os brasilienses tocaram um set com o melhor da surf music. O som instrumental do grupo rolou até à s 17h40.
Em seguida a banda El Mato a un Policia Motorizado trouxe a fusão de guitarras distorcidas e canções de protesto, mas com melodias leves. O som mais pesado da banda só foi tocado quando os últimos raios de sol saÃram, dando entrada à primeira noite do festival. Os argentinos permaneceram até as 18h20.
Enquanto a produção fez uma pausa para a troca de instrumentos, o Palco PÃlulas incendiava com guitarras pesadas e o som moderno, mas cheio de traços do heavy metal, da banda Scania, que abriu a noite de apresentações, à s 18h20, sendo seguida pela outra brasiliense, Di boresti. De volta ao palco principal, à s 18h40, a banda paulista Orgânica mostrou seu lado mais expressivo com o vocal feminino da cantora Candyda. O show durou até à s 19h.
O público, que começa a lotar o espaço ao ar livre, ainda aguarda as apresentações de bandas consagradas do rock, como as paulistas Midflow e Angra, a mineira Sepultura e os americanos do Eagles of Death Metal. No Palco PÃlulas, as bandas brasilienses Rocan, O Melda, Belle, Superquadra, entre outras, comandam o som mais agressivo até a madrugada. "Até o final desta noite a gente espera dar o melhor rock para a população de BrasÃlia", comemorou o produtor do evento, Marcos Pinheiro.