Diversão e Arte

Ricardo Waddington e João Emanuel Carneiro em parceria na nova novela da Globo

postado em 24/09/2009 10:53
Vinte e sete anos como diretor de novelas não deixaram Ricardo Waddington acomodado. E ele ainda aposta no novo. Afinal de contas, decidiu agregar a seu núcleo Cama de gato, trama que substitui Paraíso a partir de 5 de outubro, na Globo. O folhetim marca a estreia das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes à frente de uma novela. Antes, a dupla tinha apenas adaptado o remake O profeta, de Ivani Ribeiro, também no horário das seis. ;Li vários textos e escolhi fazer esse porque acredito plenamente no potencial das autoras, que estão chegando com gás. É um casamento novo, mas que está indo muito bem;, justifica Waddington. Nessa empreitada, há outras novidades: o escritor João Emanuel Carneiro, autor de A favorita, fará pela primeira vez a supervisão de texto e Amora Mautner debuta na direção geral.

Waddington dirigiu novelas de sucesso em horário nobre, como Mulheres apaixonadas e A favorita, mas não vê distinção de horários. Nem a Globo, garante. ;Entendo que as outras emissoras trabalhem observando um produto de cada vez, mas isso não acontece aqui. A grade inteira de programação faz a audiência. A novela das oito é importantíssima, mas todas são;, afirma. O diretor explica que, se Malhação vai mal, derruba o ibope de todas as outras. ;E tem gente experiente em toda a grade. Sou um diretor e trabalho da mesma maneira em todos os horários. A parceria com a Duca e a Thelma está ótima. Fico feliz em dirigir novos autores e acho fundamental esse movimento que a Globo está fazendo de trazer novos autores. O próprio João Emanuel, que pela primeira vez está supervisionando um texto, é uma prova vitoriosa desse novo modelo;, acrescenta.

As gravações de Cama de gato começariam pelo Chile e pela Bolívia, mas acabaram sendo feitas nos Lençóis Maranhenses. A mudança, segundo Ricardo Waddington, teve a ver com o surto de gripe suína. Toda a pré-produção tinha sido feita no Chile e na Bolívia. Mas, uma semana antes de começarem as gravações, o ministro da Saúde desaconselhou viagens para a Argentina e Chile devido à gripe. ;Como alternativa, escolhemos os Lençóis Maranhenses sem identificar o local na trama;, conta.

A história de um homem que vê sua vida virada pelo avesso, trama principal de Cama de gato, pode parecer pesada para o horário das seis, mas o diretor diz que, na hora de fazer, tem conseguido amenizar. ;Posso dizer que está adequada ao horário, sem deixar de ser interessante. Tem romance, humor, traição e até morte, mas as histórias são sempre contadas de maneira tranquila, para que as crianças não fiquem incomodadas e nem os pais constrangidos. Temos uma responsabilidade grande com as crianças. A classificação de uma trama das oito, por exemplo, é 12 anos. Mas a Globo sempre consegue que seja livre. As pesquisas comprovam que o público das seis é o mesmo do das oito. A única diferença é que, mais tarde, há menos crianças na sala;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação