Diversão e Arte

Marcos Mion e a Cia. Barbixas de Humor fazem sucesso na MTV

postado em 28/09/2009 18:24
No ar desde março, a versão 2009 do Quinta categoria é o programa mais visto da MTV, além de ter proporcionado um aumento de 37% no número de espectadores em seu horário e dia de exibição: quintas-feiras, às 22h30. A atração foi montada com jogos teatrais improvisados por Marcos Mion e a Cia. Barbixas de Humor, ou seja, o trio de atores paulistanos Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elídio Sanna. A reportagem acompanhou a produção do programa que vai ao ar em 29 de outubro e confirmou: a improvisação é praticamente total.

Um pouco antes da gravação, os Barbixas se reúnem para uma rápida conversa sobre os quadros. Encenam um esquete sobre quatro formas de morrer e definem como a plateia vai dar as coordenadas do jogo, que acaba mudando completamente na hora da apresentação real. Minutos depois, o cenário é tomado por adolescentes ansiosos que brigam pelos melhores lugares. ;Isso aqui está parecendo o Faustão;, brinca um dos câmeras.

NA REDE

O show, dirigido por Julio Piconi, transcorre sem problemas. O quadro ;Jogo da mentira;, no qual os atores são obrigados a trocar o que disseram ou fizeram ao ouvir a palavra ;mentira;, arranca uma avalanche de risos dos jovens, que seguem vidrados até o fim da produção de humor. Sucesso no YouTube e nos palcos, a Cia. Barbixas de Humor contabiliza 80 milhões de acessos em seus vídeos no site e 70 mil espectadores com o espetáculo Improvável, em cartaz no Teatro Tuca, em São Paulo, às quintas-feiras, às 21h30. Foi pela rede de computadores que Mion descobriu o grupo.

;Sempre gostei de jogos teatrais;, diz Mion. ;Sou fã de Whose line is it anyway? (programa da TV americana). Fiz algumas participações em peças de improviso e tive a ideia de transformar esse tipo de peça em um programa de televisão. Sugeri a reformulação do Quinta categoria (que antes era apresentado por Cazé) e as mudanças foram aprovadas. Fui atrás dos meninos e eles curtiram a ideia. Ensaiamos um pouco e a adaptação foi excelente.;

O ator Daniel Nascimento brinca sobre a improvisação dos quadros. ;O improviso não é total. A vinheta de abertura e o letreiro que entra no final com o nome do diretor são feitos antes.; A resposta é ainda mais escrachada quando a pergunta é sobre a razão da boa audiência de Quinta categoria: ;As quase mulheres quase nuas que a gente sempre quase promete que um dia vão aparecer;.

Com a provável mudança de emissora de Mion, o programa ainda não tem destino certo em 2010. A MTV informa que ainda não iniciou renegociações com o grupo de humor. As conversas devem começar em outubro, após o VMB (Video Music Brasil). Mion não confirma sua saída da MTV.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação