postado em 05/10/2009 09:14
Aos 73 anos de idade, Renato Aragão continua com o mesmo fôlego do auge de sua carreira com o infantil Os trapalhões, que o consagrou nas décadas de 1970 e 1980. Tanto que, a cada ano, ainda mostra toda sua agilidade não só no semanal A turma do Didi, na Globo, mas em programas especiais e minisséries em datas festivas. Para o dia das crianças, Renato gravou em diversas locações no Brasil a minissérie Acampamento de férias, que estreia dia 12. O especial em cinco capítulos vai ao ar antes de Malhação e mostra uma grande aventura numa temporada de férias.
Grupo de crianças viaja para um acampamento onde Renato vive Didi, espécie de faz-tudo do local. Numa das expedições por trilhas misteriosas, as crianças se perdem numa correnteza e são levadas para uma floresta encantada. "Gravamos no Paraná, em grutas, cachoeiras, cavernas, em cenários lindos. Não sei se vou aguentar fazer esse tipo de programa por muito tempo. Preciso sempre de um preparo especial, como alongamentos, e ainda uso dublê", ressalta Renato.
Mas, além dos locais paradisíacos, grande parte das cenas foram gravadas no Projac, no meio de uma grande floresta nas encostas das montanhas que contornam a Central Globo de Produção. Após uma trilha, era possível chegar ao local de gravações de cenas em que Didi se depara com a lendária Menina Selvagem (Tainá Lana). Ao ser encontrado, com frio e fome, Didi é levado pela garota até uma grande árvore para ser alimentado com larvas brancas. Mas, antes disso, ela dá uns cutucões em Didi com uma lança. "Não cutuca atrás não que me desmoraliza", brinca Renato, num caco que acaba inserido na cena dirigida por Marcus Figueiredo.
Num clima de total descontração, Renato repete algumas vezes o cutucão com Tainá e logo parte para a cena das larvas, preparadas pela produtora de arte Marisa Azevedo numa artesanal mistura de doce de leite com bananada. "Tainá, você já sabe que é doce de leite! Quero que coma com muito prazer na frente dele, ok?", pedia o diretor para a atriz-mirim, que fazia cara de nojo.
Mas essa é apenas uma das muitas aventuras que acontecem no especial. Na cena de desmoronamento, repleta de efeitos especiais, Rodrigo Veronese, que vive Augsuto na história, segue atentamente as instruções de Marcus Figueiredo. "Essas pedras estão coladas. Finja que vai tentar segurá-las e faça muita força", orienta Marcus, sob olhares atentos de Renato e da equipe de efeitos especiais da produção. Livian Aragão, Caetano O'maihlan, Gabriela Duarte e a cantora Tânia Mara também estão no elenco.