postado em 12/10/2009 10:45
Se a pirataria interfere na produção de grandes gravadoras, o mesmo não acontece com pequenos selos especializados ; com baixas tiragens e público específico ;, que parecem encontrar lugar cômodo no mercado fonográfico em transição. Caso do selo SescSP, criado há cinco anos, e que no último mês expandiu sua distribuição, a partir de parceria com a rede Cultura de livrarias ; até então, os preciosos lançamentos do selo só eram conhecidos por quem acessasse o site ou visitasse as lojas das unidades do Sesc São Paulo. Lançamentos como Macunaíma ; Ópera Tupi, de Iara Rennó, um dos mais recentes, ou Neurópolis, com a Orquestra dos Músicos das Ruas de São Paulo.
Esses, como os demais discos e DVDs lançados pelo selo, chamam a atenção não só pela qualidade musical, mas também dos folhetos, com textos informativos e analíticos. ;O selo é voltado prioritariamente à pesquisa e à recuperação de acervos;, explica o coordenador do selo SescSP, Gilberto Paschoal. ;No campo da música popular, nosso objetivo é privilegiar projetos especiais e não discos de carreira. É o caso de Berço do samba de São Mateus, Baita negão e Cartola;, cita. O primeiro dos discos a que Gilberto se refere registra a produção dos compositores de São Mateus, um dos principais redutos do samba paulista; em Baita negão, a cantora Virginia Rosa interpreta sambas de Monsueto, e Cartola foi gravado ao vivo em 1988, durante show de Elton Medeiros e Márcia em homenagem ao compositor carioca.
A essas duas linhas ; pesquisa e recuperação e projetos especiais ; se somam a de produção de obras voltadas ao público infantil e a de registros ao vivo de espetáculos que passam pelos palcos das várias unidades do Sesc em São Paulo. ;A decisão sobre o que vai ser lançado é tomada internamente. São essas linhas que nos norteiam;, conta Gilberto Paschoal. Uma das próximas novidades dirigidas às crianças sai no próximo dia 11. Crianças crionças traz músicas de Cid Campos para textos dos ingleses Lewis Carol e Edward Lear e dos brasileiros Paulo Leminski, Haroldo (pai de Cid) e Augusto de Campos, entre outros.
Dos palcos, sairam CDs e DVDs como Milágrimas e Samwaad ; Rua do encontro, dois espetáculos do coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Os DVDs resultantes dos espetáculos são produtos de qualidade rara. Os espetáculos são filmados de perspectiva cinematográfica, com efeito visual impactante. As duas trilhas sonoras, lançadas em CDs, têm ambas direção musical do multi-instrumentista Benjamim Taubkin. No primeiro, ele tem a parceria do grupo indiano Gandharva Mahavidyalaya e uma bateria formada por 31 ritmistas de escolas de samba de São Paulo. O segundo, Taubkin coassina com o violonista Arthur Nestrovski e conta com participação do grupo sul-africano Kholwa Brothers.