Diversão e Arte

MP investiga descaso com o Cine Itapuã

Promotora cobra explicações das autoridades sobre o abandono do principal espaço cultural do Gama

postado em 14/10/2009 08:00

Uma reportagem de denúncia sobre as péssimas condições do Cine Itapuã, publicada no Correio, em setembro passado, motivou a titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Marta Eliana de Oliveira,a instaurar uma investigação preliminar no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O procedimento, segundo a promotora, visa cobrar dos órgãos responsáveis um posicionamento sobre a situação do local, importante espaço cultural da cidade. Segundo ela, um ofício já foi encaminhado à Secretaria de Cultura e Administração Regional do Gama solicitando informações sobre quais medidas serão tomadas pelas autoridades

diante do problema. ;A investigação aconteceu com base na reportagem publicada no Correio;, comenta Marta Eliana. ;Mas eu já tinha visto a situação do Cine Itapuã na época da audiência pública do PDOT (Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal) e me impressionou a situação precária que o espaço se encontrava;, lembra.

A promotora Marta Eliana informou ainda que nos próximos dias os peritos do Ministério Público irão trabalhar num laudo que contará com todo o levantamento histórico do Cine Itapuã. O documento, segundo ela, contará com informações detalhadas sobre eventos realizados no espaço desde sua criação, em 1963. ;Quero ouvir as pessoas citadas na matéria;, destaca Marta Eliana. ;O importante é não deixar o assunto morrer. Precisamos cultivar essa cultura de preservar o patrimônio cultural da cidade, da comunidade;, defende.

Orçamento

O administrador regional do Gama Neildo Furtado disse à reportagem do Correio que até a última quarta-feira o documento encaminhado pelo Ministério Público ainda não havia chegado em suas mãos. Mas enfatizou que será extremamente preciso nas informações ao órgão. Explicou que nenhuma posição foi tomada no sentido de reformar o local, mas adiantou que uma empresa de arquitetura está estudando o caso no momento. Segundo o administrador, o orçamento para a reforma do Cine Itapuã gira em torno de R$ 800 mil. ;Não tem nada definido, mas estamos buscando alternativas, vamos conservar com o governador sobre o assunto;, antecipa.

Com capacidade para 500 pessoas, o Cine Itapuã é o segundo espaço cultural mais antigo da cidade, ficando atrás apenas do Cine Brasília, inaugurado três anos antes de sua fundação, em 1963. Na década de 1980, um grupo de empresários locais comprou o espaço após a possibilidade o lugar se transformar numa igreja. Doado à Administração Regional da cidade, o cinema serviu de palco para um cineclube, além de apresentações de artistas como Belchior e Oswaldo Montenegro. Em outubro do ano passado, o local foi interditado devido às péssimas condições físicas.

O número
R$ 800 mil

Valor previsto para a reforma do Cine Itapuã

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação