postado em 15/10/2009 09:19
Muitos artistas têm encarado os custos da produção de DVD do próprio bolso. É o caso da dupla Henrick e Ruan, que bancaram a produção de Henrick e Ruan ; Nossa história com o saldo positivo na poupança. Para dirigir as gravações foi contratado o goiano Anselmo Troncoso, conhecido diretor de DVDs de artistas sertanejos. Mesmo assim, a dupla optou por um resultado independente do suporte de grandes tecnologias e efeitos especiais. ;Não dá para concorrer com produções de grandes artistas como Bruno & Marrone ou Zezé di Camargo e Luciano. Nós dispensamos os Leds e a iluminação caríssima para criar um ambiente mais intimista, com palco vazado e uma bela vista do Lago Paranoá;, explica Ruan.
A prática de bares e restaurantes exibirem os DVDs sertanejos não desanima o cantor, que acredita não perder contratações para apresentações em palcos locais. ;Nenhuma divulgação pode ser ruim para o artista. Acho também que a execução do DVD não substitui a energia de uma apresentação ao vivo ;, afirmou.
Já a produção de Labirinto líquido, de César de Paula & Projeto S.A pretende ter um ar mais sofisticado. ;Me considero um músico extemporâneo. A mistura entre samba, jazz e outros ritmos têm muito de um certo gosto urbano. Nós utilizamos projeções em vídeo para contextualizar as músicas;, explicou. Segundo ele, o orçamento de R$ 40 mil obtido com recursos do Fundo de Apoio a Cultura (FAC) foi suficiente apenas para a produção do DVD. ;Deveremos gastar em total de uns R$ 60 mil, juntando os gastos de pós-produção;, calcula o cantor.
O rapper Gog foi, provavelmente, o primeiro dos artistas locais a investir em DVD. A produção de Cartão postal bomba consumiu um total de R$ 200 mil (orçamento bancado pelo artista) em dois dias de gravação no Teatro Nacional, em maio de 2007. Lançado em turnê pelas cidades do Distrito Federal durante todo o mês de março deste ano, a produção já foi toda paga com o dinheiro da venda em shows, lojas especializadas ou pelo site www.gograpnacional.com.br.
O esquema de distribuição é muito parecido com o praticado por artistas do universo do hip hop, com preços acessíveis ou conteúdo disponibilizado na internet. ;Essa postura de auto-gestão vai de encontro com a política das grandes gravadoras. Por essa estratégia existe uma possibilidade maior de apresentar o seu trabalho para o maior número de pessoas;, explica o rapper Gog. Nesse caso, o artista não lucra apenas com a venda do produto físico, mas com a venda de shows de divulgação.
NA PRAÇA
GOG
Título: Cartão postal bomba
Gênero: hip hop
Gravação: maio de 2007
Lançamento: março de 2009
Orçamento: R$ 200 mil
O número
R$ 40 mil
Verba obtida com o FAC ajudou o músico César de Paula a gravar seu DVD