Maestro, compositor, professor titular da Universidade de Brasília (UnB), artista plástico, ativista político, precursor da música eletrônica no Brasil. O que não faltam são denominações para o carioca Jorge Antunes. Aos 67 anos, ele conserva o vigor e o entusiasmo do menino que se encantou com o violino quando tinha apenas 6 anos. O regente recebeu o Correio em sua casa, no Lago Norte, e falou sobre projetos atuais, como o lançamento de um DVD e de uma coletânea de música eletroacústica(1), além de uma instalação artística.
Porém, uma das iniciativas que tem mais empolgado Antunes é a Sinfonia dos dez mil. Um projeto ousado, reconhece ele, e que está sendo preparado para as comemorações do cinquentenário de Brasília, em abril de 2010. A intenção do maestro é que a obra seja executada na Praça dos Três Poderes, no dia do aniversário da capital. Segundo Jorge Antunes, o espetáculo musical envolve um efetivo de 10 mil pessoas, sendo um coral com 8 mil crianças da rede pública; 1.122 cantores adultos; mais dois cantores solistas; além de uma banda de música com 744 instrumentistas de grupos de música do Distrito Federal. ;Estamos mobilizando essas pessoas, já entrei em contato com as escolas, com as bandas e o GDF também se mostrou interessado. Dependemos apenas da aprovação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para viabilizar o projeto. Esse lado burocrático é o mais complicado. É um trabalho grandioso, mas estou esperançoso;, destaca o maestro.
[SAIBAMAIS]Jorge Antunes acrescenta que, com essa sinfonia, pretende seguir o exemplo de Heitor Villa-Lobos, que nos anos 1950 realizou um trabalho de socialização e congraçamento com milhares de crianças por meio da música. ;Ele fazia essas grandes concentrações que é algo maravilhoso do ponto de vista cívico, musical, do ponto de vista educacional. Socializar as crianças, introduzi-las no canto, no coral, então estou interessado em recuperar isso;, anima-se.
Outro destaque da Sinfonia dos dez mil é uma orquestra de buzinas de 132 automóveis que será executada logo depois do Soneto sobre as buzinas. ;A sinfonia terá poemas meus e de outros poetas de Brasília que serão cantados pelo coral;, esclarece.
Coletânea
Um projeto recente de Jorge Antunes é o lançamento da Coletânea de música eletroacústica, que reúne 54 obras de 33 compositores brasileiros. Antunes, que é seu idealizador e também presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (SBME). Ele conta que, anteriormente, a entidade já havia lançado três CDs com obras de seus associados, mas ele considera essa coletânea histórica, pois engloba um leque de obras que abrange toda a história da música eletroacústica no país, de 1956 até os dias de hoje. ;A receptividade dessa coletânea tem sido muito positiva. É uma edição luxuosa com 5 discos, com livretos em três idiomas sobre todos os compositores. Os discos são sendo lançados em várias cidades (em Brasília, aconteceu no meio de setembro). É um registro importante da música eletroacústica;, ressalta.
1 - Música eletroacústica
A música eletroacústica é resultado da fusão entre a música concreta surgida na França, caracterizada por origens diversas como ruídos de panelas, passos, vozes e sons da natureza que eram posteriormente trabalhados e remontados no estúdio, e da música eletrônica que utilizava sons eletrônicos propriamente ditos. Havia uma briga entre as duas correntes. Os eletrônicos chamavam os concretos de primitivos, porque usavam sons naturais e os franceses concretos chamavam os eletrônicos de artificiais, inumanos. Mas, chegou-se à conclusão de que não havia como se distinguir uma corrente pela origem do som, e o que interessava era a música, por isso as duas se fundiram e daí nasceu a música eletroacústica.
Ouça trecho da música "Poética", com Jorge Antunes
TRAJETÓRIA
Jorge Antunes nasceu no Rio de Janeiro, em 1942, onde começou sua formação musical estudando violino, regência e composição na Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Em 1961, iniciou seu trabalho com a música eletroacústica, compondo uma peça usando sons de piano e de um gerador de ondas dente de serra. Em 1962, se destacou como precursor da música eletrônica no país, compondo a primeira obra utilizando unicamente sons eletrônicos: Valsa Sideral. ;Eu me formei em física, porque meus pais não eram muito favoráveis ao fato de eu ser músico. E acabou que a física me ajudou muito com essa questão da música eletroacústica, que depende de conhecimento científico, de física, de eletrônica. Tive a sorte de juntar as duas formações;, analisa.