postado em 21/10/2009 11:45
A partir de hoje (21/10) até domingo, o Salão internacional do artesanato - Raízes brasileiras trará para Brasília arte, gastronomia, sustentabilidade e economia por meio de trabalhos de 60 artesãos e 10 associações de todos país . A segunda edição do evento funcionará de quarta a sexta, das 16h às 22h, e no sábado e no domingo, das 10h às 22h. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre.
Por estar no calendário comemorativo do cinquentenário de Brasília, neste ano, o salão dará destaque para a produção de artesãos da cidade. Um deles é Raimundo Nonato Pinto. O piuaiense de 56 anos, morador de Planaltina, faz utilitários como vasos, filtros d'água, luminárias e porta-lápis. "Mas o pessoal prefere os animais na argila, como porquinhos", diz Raimundo, que estará no evento produzindo objetos na hora. "Fica do jeito que a pessoa desejar", avisa.
A partir desta quinta, o público poderá participar de oficinas para a montagem de adereços, como chaveiros e bijuterias e de palestras com temáticas variadas, como distribuição de produtos e mercado solidário. As inscrições serão feitas no local do evento.
Para quem gosta de culinária, o espaço gastronômico oferecerá cursos de pratos típicos brasileiros feitos na hora por cinco chefes de cozinha. O Sul será representado pelo arroz carreteiro; o Sudeste por petiscos mineiros; o Nordeste, pela moqueca baiana; e o Centro-Oeste pela paella do cerrado com ingredientes locais. "É importante usar os produtos locais para baratear a receita e para valorizar o que há de melhor na região", ressalta Lucilene Silva, culinarista amazonense que deixará o público com água na boca com o pato no tucupi. "A cada dia que passa, eu concluo que o berço da culinária é um só, porém, cada região adaptou as técnicas de acordo com suas necessidades. O Brasil é um país riquíssimo e com certeza isso se reflete na gastronomia", completa.
Além de mostrar as novidades no artesanato e alertar para relevância social e ecológica da produção brasileira, o salão também se preocupa com a compra e venda de produtos. Para isso, foi criada a Rodada de Negócios com a participação de lojistas, exportadores e os artesãos do Distrito Federal e de todo o país. "Essa ocasião é o ponto de encontro dos pequenos comerciantes com os grandes compradores e é uma oportunidade para aproximar esses dois núcleos. A reunião também é uma chance de oportunidades de capacitação, ou seja, serve para detectar os pontos positivos e negativos para o melhor desenvolvimento de cada setor", explica Roberval Aquino, coordenador da Rodada marcada para hoje, das 8h às 18h.
SALÃO INTERNACIONAL DO ARTESANATO - RAÍZES BRASILEIRAS
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). De hoje a sexta, das 16h às 22h, e no sábado e no domingo, das 10h às 22h. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Informações: www.salaodoartesanato.com.br ou 3039-8114.
O número
60 artesãos participam do evento
O número
10 associações estão representadas