Diversão e Arte

O músico mineiro Marku Ribas apresenta hoje em Brasília clássicos e canções inéditas do seu próximo disco

postado em 03/11/2009 09:34
De Pirapora, às margens do Rio São Francisco, no Norte de Minas, para o mundo. O músico Marku Ribas, 62 anos, comemora os seus 47 anos de carreira em grande estilo. Lançou um DVD (inclusive fora do Brasil) gravado ao vivo com canções inéditas em que mostra todo o seu ritmo, swing e singular sonoridade: uma mistura das tradições culturais do interior de Minas com as do Caribe, o ritmo mouro e o balanço da música black. O público de Brasília vai poder conferir hoje à noite mais uma vez esse show no Feitiço Mineiro.

Além das músicas do DVD, o artista mineiro brindará a plateia com as novas canções do disco que está preparando para ser lançado no primeiro trimestre de 2010. ;É bom que vai ser um termômetro para ver o que o pessoal vai achar desse novo trabalho. Ainda mais em Brasília, que o público conhece muito de música;, destaca.

Intitulado Canta Brasil(1) ; Marku Ribas 60 anos, o DVD foi lançado no ano passado com o apoio do Itaú Cultural e traz pinceladas sobre o seu trabalho e um making of em que dá um sincero e detalhado depoimento biográfico ; tanto da carreira, quanto da vida iniciada em Pirapora.

Com relação à apresentação de logo mais no Feitiço, onde ele subirá ao palco pela primeira vez, Marku Ribas diz que sempre se sente bastante à vontade na capital federal, já que seus pais moraram aqui por uma década e que a pluralidade de Brasília é uma de suas características mais fascinantes.

;Gosto de Brasília pela sua confluência. Há de tudo por aqui e é uma diversidade extremamente interessante. O público brasiliense está mais aberto a essas coisas novas, tem outra visão. Isso é legal. Gosto muito da cidade, e frequentei muito Brasília no período em que meus pais viveram na cidade. É sempre muito bom voltar;, ressalta o músico.

Ribeirinhos
O novo CD que começa a ser gravado em janeiro vai se chamar Croas e Loas e terá somente músicas inéditas. Croa, na linguagem da população ribeirinha, é crosta de terra não lavrada, banco de areia e loa é um discurso elogioso em que se enaltece o mérito de alguém, e também se refere às cantigas harmônicas, belas.

Além do álbum, Ribas fez uma participação especial no filme Lula, o filho do Brasil, que retrata a história do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e que deve ser lançado em janeiro de 2010. Esse é seu sexto longa-metragem, sendo que dois foram na França e o restante no Brasil.

1 - Bom de palco
;Não estou resgatando nada, não sou do Corpo de Bombeiros;, afirma o sempre inquieto Marku Ribas em seu DVD. Com um pouco mais de uma hora o show reúne 14 canções, sendo 10 inéditas. Mas o destaque é para o novo arranjo da clássica Zamba ben. Merece atenção e deleite as músicas Alerta geral (gravada por Alcione), Pereketeia bingola (por Emílio Santiago). Bom de palco e com uma voz possante, Marku Ribas domina as câmeras ao lado dos convidados Tiquinho (trombone), Bruno Buarque (percussão) e Xandelle (guitarra), além da direção musical dividida com o produtor Bid.

Marku Ribas

Hoje, às 22h, no Feitiço Mineiro (306 Norte). Couvert: R$ 25. Informações: 3272-3032 ; Não recomendado para menores de 18 anos.

O número
47

Anos de carreira que tem o músico Marku Ribas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação