Diversão e Arte

Dominguinhos apresenta hoje o repertório de seu primeiro DVD

Irlam Rocha Lima
postado em 07/11/2009 08:10
O DVD de Dominguinhos foi gravado em Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova (PE), onde é encenada a Paixão de CristoJosé Domingos de Moraes, o Domiguinhos, descobriu a música aos 8 anos de idade, tocando numa sanfoninha de oito baixos. Logo em seguida conheceu Luiz Gonzaga, na porta do hotel Tavares Correia, em Garanhuns (PE), sua cidade natal. Entusiasmado com o som que o garoto tirava do instrumento, o Rei do Baião pediu que o procurasse quando fosse ao Rio de Janeiro.

Em 1954, Dominguinhos transferiu-se com a família para o Rio, indo morar na Baixada Fluminense, e procurou aquele que viria a ser seu padrinho artístico. ;De seu Luiz ganhei uma sanfona de 80 baixos, que passou a ser usada, também, por meu pai e Moraes, meu irmão mais velho. Dois anos depois, adolescente, passei a me apresentar com o mestre e participei, pela primeira vez de uma gravação junto com ele, a de Forró no escuro;.

Naquele momento, Gonzagão escolheu o discípulo como herdeiro musical, e Dominguinhos viu a carreira decolar. Ele passou a tocar em gafieiras, dancings e fazer muitos shows no interior do Rio, além de acompanhar o ;padrinho; em apresentações pelo país. Mas demorou um pouco para gravar o primeiro LP, o que viria ocorrer em 1964, pela Catagalo de Pedro Sertanejo, pioneiro do forró em São Paulo. De lá, o sanfoneiro passou pela Polygram, RCA, RGE, Continental e Velas e contabilizou mais de 40 discos.

Com talento, habilidade e virtuosismo, Domiguinhos, parceiro de grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Nando Cordel, Fausto Nilo, Nando Cordel, e dos irmãos piauienses-brasilienses Climério e Clodo Ferreira, é autor de incontáveis sucessos. Embora tenha, anteriormente, participado de DVDs de Elba Ramalho, Trio Virgulino e Falamansa, só no final do ano passado fez o registro de seu trabalho nesse formato.

Gravado em Nova Jerusalém, distrito de Fazenda Nova (PE), no pomposo teatro onde ocorre, na Semana Santa, a encenação da Paixão de Cristo, o Dominguinhos Ao Vivo será lançado hoje, às 22h, em Brasília ; onde o sanfoneiro tem presença frequente ; com show no Arena Futebol Clube. ;A data escolhida para a gravação tem toda uma simbologia: 13 de dezembro, dia em que nasceu seu Luiz (Gonzaga) e por causa disso escolhido como Dia Nacional do Forró;, explica.

No palco, usando figurino característico, que incluiu gibão e chapéu de couro, Domiguinhos, durante duas horas e meia, cantou seus maiores sucessos e dividiu alguns deles com amigos e companheiros de ofício: Elba Ramalho, Renato Teixeira, Jorge de Altinho, Guadalupe, Waldonys, Cezinha do Acordeon, e a filha Liv Moraes. ;Quis ao meu lado pessoas com quem tenho grande amizade, além de ter trabalhado com elas. Elba (Ramalho) é talvez a pessoa que mais me gravou. Renato (Teixeira) é um irmão, e Waldonys, meu afilhado artístico;, comenta.

Entre as 37 faixas do DVD (lançamento do selo pernambucano Polidisc), estão músicas consagradas da obra do compositor, entre as quais As pedras que cantam, De volta pro aconchego, Isso aqui tá bom demais, Lamento sertanejo, Pedras que cantam, Tenho sede e, claro, Eu só quero um xodó. Não falta a homenagem a Luiz Gonzaga com Riacho do navio, Respeita Januário, Asa branca, Forró no escuro, Sabiá e Vida de viajante. Há ainda tributo a Sivuca, com Feira de Magaio.

Os parceiros Climério e Clodo Ferreira marcam presença no repertório com Plantio de amor e Faz tempo; enquanto Renato Teixeira divide com Dominguinhos a interpretação de Amizade sincera e Romaria. ;Estava devendo este DVD às pessoas que vêm acompanhando minha trajetória nessas várias décadas de carreira. Nele está, de certa forma, o resumo do meu trabalho, em áudio e vídeo, porque também estou lançado um CD. Acredito ser um legado para os amantes do forró e de outros gêneros musicais autenticamente brasileiros;, festeja.

DOMINGUINHOS
Show do compositor e sanfoneiro, acompanhado pelo Trio Zabumbão, com a participação do grupo Raízes do Sertão, para lançamentodo primeiro DVD do músico, hoje, às 22h30, no Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul, em frente à AABB). Ingressos: antecipados R$ 20; no local R$ 25 ; valores referentes à meia entrada. Pontos de venda: Fulô do Sertão (404 Norte), Tartaruga Lanches (714/715 Sul), Bar Piauí (403 Sul), Loc Vídeo (104 Sul) e Pizzaria Dom Bosco (Sudoeste e Taguatinga). Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 8162-8300 e 9982-0123.

;

; Depoimento
Como você nunca viu


Clodo Ferreira, compositor e doutor em história cultural

Em frente às imponentes colunas do cenário de Nova Jerusalém, Dominguinhos surge paramentado com gibão e chapéu de couro para abrir seu primeiro DVD solo. Quem vê, fica na certeza de que está diante de um verdadeiro mestre. Depois de solos instrumentais impressionantes, faz um desfile reverente de sucessos do sempre admirado Luiz Gonzaga, para somente depois apresentar suas composições próprias.

Dominguinhos já está inscrito na história da música brasileira e virou uma referência para gerações de compositores. Tudo isso faz com que eu tenha a imensa honra de ser seu parceiro há mais de trinta anos. É lá do início de nosso trabalho que Guadalupe trouxe a inédita Faz tempo, apresentada aqui pela primeira vez. Dominguinhos mantém uma longa relação musical e de amizade com Clésio e Climério, com quem compõe regularmente. O espetáculo traz Plantio do amor, feita com Climério, interpretada por Elba Ramalho.

Esse DVD tem o mérito maior de mostrar um artista brilhante nos discos, mas que cresce demais diante do público. É uma experiência que ainda não tinha sido documentada de forma tão generosa: são 37 músicas variando entre os ritmos irresistíveis e as melodias perfeitas do maior músico brasileiro de um jeito que você nunca viu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação